Empresa inova mais uma vez e se torna a primeira franquia do ramo de construção civil do Brasil e a previsão é de chegar a mais de 100 unidades em seu primeiro ano
Após a pandemia, muitos brasileiros decidiram mudar seus ambientes residenciais. Segundo levantamento realizado pela AGP Pesquisas, cerca de 68% dos entrevistados realizaram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses.
Enxergando o cenário positivo de franquias do setor de construção civil, que Segundo a ABF, no segmento de casa e construção as franquias tiveram um crescimento de 17,4% no segundo trimestre de 2022, comparado ao mesmo período do ano passado, Thiago Rocha resolveu tornar a OKA uma rede de franquia e quer levar reformas de seus artistas para pessoas que desejam transformar seus ambientes.
“Nosso modelo de negócio permite que a pessoa que quer reformar sua casa possa realizar isso em até 25 dias, sem fazer sujeira e desorganização. Até então estávamos operando apenas pelo aplicativo, mas agora decidimos democratizar este acesso para todo o Brasil, por meio de nossas franquias”, comenta Thiago Rocha, CEO da OKA.
A OKA é uma startup do setor de construção civil, onde permite que a pessoa que tem o desejo de realizar uma reforma em sua casa, possa fazer através de seu aplicativo, contemplando projetos, materiais e mão de obra a partir de R$3 mil. Entregando o resultado em até 25 dias de obras.
A startup projetou dois tipos de franquias para quem deseja ingressar neste segmento. O primeiro é o Modelo Básico, que pode ser tocado de forma home based, e conta com uma taxa de investimento entre R$ 60 mil e R$ 75 mil. Já a outra opção é o Modelo Master, onde o franqueado precisa investir um valor em torno de R$ 200 mil e R$ 220 mil, onde será construído uma loja conceito para poder receber seus clientes, que poderão ver seus projetos de reforma por meio de óculos de Realidade Virtual.
Para seu primeiro ano de operação, a OKA tem boas projeções. A estimativa de faturamento é de R$ 125 milhões, juntando os números de lojas próprias e franquias. Já em quantidade de franquias abertas, a expectativa é de fechar 2023 com 113 unidades espalhadas pelo Brasil.
“Passamos um bom tempo planejando e estruturando essa fase do nosso projeto. Todos os números são baseados em projeções internas e expectativas do mercado, então temos confiança que iremos cumprir todos nossos objetivos. Já estamos conversando com futuros franqueados”, ressalta Thiago.
A OKA tem a previsão de lançar sua primeira franquia em três meses. A startup já conta com uma lista de espera de 15 interessados, onde todos estão em conversas para poder iniciar suas operações. Dentre as regiões dos interessados estão: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O foco da empresa é estar em todo o Brasil.
Raio-X da Franquia
Nome da empresa franqueadora: OKA Franchising LTDA
Ano de fundação: 2022
Cidade sede da franqueadora: São Paulo
Ano de entrada no franchising: 2022
Segmento no franchising: Construção civil
Número total de franquias (incluídas as próprias): 0
Número total de unidades próprias: 0
Investimento Inicial: R$ 70.080,00
Taxa de Franquia: R$ 40.000,00
Taxa de Propaganda: 2% sobre o faturamento
Royalties: 5% sobre o faturamento
Capital de Giro: R$ 110.000,00
Faturamento Médio Mensal: R$ 100.000,00 no primeiro ano
Lucratividade: 12,5%
Prazo de Retorno do Investimento: de 20 a 26 meses
Número de funcionários na operação: a partir de 3 funcionários + artistas
Sobre a OKA – A OKA é uma startup que criou um novo segmento de serviço, onde o cliente contrata a reforma completa do seu ambiente como compra uma camiseta, tudo por seu aplicativo. Os produtos OKA contemplam projeto, materiais e mão de obra Em até 25 dias, os artistas concluem a instalação completa na casa ou escritório do cliente, sem sujeira, atrasos ou custos extras, além de 2 anos de garantia.