Ideia é instalar quiosques em locais com grande fluxo de pessoas, como em supermercados, galerias e estações de metrô
Ao pensar em empreender, a primeira ideia que vem na cabeça, normalmente, é a de investir em um negócio convencional, localizado em uma loja de rua ou até mesmo no shopping. Porém, esse movimento está mudando drasticamente com o passar dos anos, fazendo com que muitos empreendedores começassem a planejar estilos diferentes de negócio.
Entretanto, um empreendimento fora da normalidade não se trata apenas de vender produtos ou serviços diferentes, mas também de estar localizado em um ponto comercial inusitado. Com isso, esse ideal tem sido fortemente adotado pelo mercado de franchising brasileiro.
Franquias inusitadas
Em um estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que na distribuição das operações as franquias classificadas no item “Outros” – que envolve negócios como mercados autônomos, operações em prédios comerciais, postos de combustível (lojas de conveniência), condomínios residenciais, store in store, hospitais e clubes esportivos – despontaram este ano, com uma participação que saltou de 5,2% nos três primeiros meses de 2023 para 11,7% no 1º trimestre deste ano.
Essa tendência é explicada por conta de as franquias estarem explorando pontos comerciais menos concorridos, além de ser uma forma de reduzir os custos de implantação. Com isso, essa é uma das estratégias que a rede Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes e linha corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – está seguindo atualmente.
“Temos o modelo quiosque Smart, que pode ser aberto justamente em pontos considerados inusitados. Não é comum você ir em supermercados, hipermercados, galerias, salões de beleza, estações de metrô, terminais de ônibus, entre outros locais e encontrar uma loja de cosméticos. Porém, com esse quiosque conseguimos instalar nesses pontos, sendo altamente vantajoso ao franqueado, pelo fato do fluxo intenso de pessoas”, comenta a coordenadora de expansão da marca, Dayane Corina (foto em destaque).
Atualmente, o modelo Smart da Touti é responsável por 550 unidades franqueadas, sendo a modalidade com o maior número de operações da franqueadora. A marca tem como projeção encerrar o ano de 2024 com o número de 588 lojas apenas nessa opção.
Fluxo alto
Um ponto alto para quem opta em investir em locais inusitados é, justamente, o alto fluxo de pessoas. Locais como estações de metrô e hipermercados, por exemplo, contam com pessoas transitando o dia todo, elevando a possibilidade de os conquistar como clientes.
“Recomendamos para quem escolhe abrir uma unidade da Touti em locais alternativos analisar alguns pontos, como: horário de maior fluxo para venda e o perfil de público que frequenta o local. No nosso caso, uma franquia de perfumes e cosméticos, marca muito presença para quem busca um presente para amigos e familiares, e principalmente para consumo próprio, o preço acessível atrai o olhar do cliente e costuma ser uma boa opção de negócio”, conta a coordenadora de expansão.
Espaço reduzido
O modelo Quiosque Smart da Touti, indicado para esse tipo de local, tem um fator muito importante para quem deseja economizar nos custos de investimento inicial, que é o seu espaço reduzido.
“Trata-se de um modelo de apenas um metro quadrado, que se assemelha a um armário. Com isso, os custos de aluguel e de investimento em infraestrutura são baixos, pelo fato de ser um espaço pequeno. Outro benefício é a quantidade de colaboradores, sendo necessário de um a dois funcionários”, explica Dayane.
Custo baixo e alto faturamento
Esse modelo solicita investimento inicial a partir de R$ 12 mil, incluso taxa de franquia de R$ 5 mil, mais R$ 2 mil de capital de giro e R$ 5 mil de taxa de estoque.
“O franqueado paga uma taxa mensal de aluguel do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval de inauguração. O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno estimado em cinco meses”, salienta Corina.
Sobre a Touti
Nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 770 unidades no Brasil, figurando na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses.