5 novas tendências de gamificação na capacitação corporativa

Uso de Inteligência artificial, programas de bem-estar e sistemas cada vez mais personalizados são algumas das novas tendências

Gamificação não é mais uma tendência passageira; é uma estratégia consolidada que está transformando diversas áreas no treinamento corporativo. Empresas ao redor do mundo estão utilizando essa abordagem de forma eficaz para aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários. Dados concretos mostram que a gamificação se tornou amplamente aceita e popular entre os colaboradores.

Segundo uma pesquisa realizada pela TalentLMS em 2019, empresa norte-americana especializada em capacitar organizações e funcionários, 85% dos colaboradores se mostram mais engajados quando soluções de gamificação são aplicadas no ambiente de trabalho. Além disso, a mesma pesquisa revelou que 89% dos funcionários acreditam que seriam mais produtivos se o trabalho fosse mais parecido com um jogo e 88% dos entrevistados dizem que a gamificação os torna mais felizes no trabalho.

De acordo com Leonardo Oliani, fundador da Astéria, uma empresa com mais de 19 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas, a gamificação evolui continuamente para atender às necessidades variadas dos participantes em processos de aprendizado modernos. Oliani destacou cinco novas tendências de gamificação no treinamento corporativo, explicando como essas inovações estão moldando o futuro do aprendizado nas empresas.

• Para programas de bem-estar

As empresas estão adotando a gamificação para promover o bem-estar entre os funcionários, usando elementos de jogos para incentivar hábitos saudáveis e criar ambientes de trabalho positivos. Desafios de saúde e recompensas por metas alcançadas são estratégias eficazes para engajar equipes, melhorando tanto a saúde quanto o desempenho no trabalho.

• Com dados em tempo real
Ao integrar dados acionáveis em tempo real, as empresas podem monitorar o progresso dos funcionários em todas as etapas do treinamento. Isso possibilita ajustes imediatos para otimizar os processos nas plataformas gamificadas. A análise contínua identifica rapidamente dificuldades, adaptando conteúdos e desafios conforme necessário. Isso garante suporte personalizado e cria um ambiente de aprendizado mais eficiente e engajador.

• Popular entre colaboradores millennials e geração Z
A gamificação está ganhando popularidade significativa entre os millennials e a geração Z no ambiente corporativo devido à sua natureza interativa e engajadora. Essas gerações, que cresceram imersas em tecnologia e jogos digitais, valorizam experiências de aprendizado e trabalho que são dinâmicas, desafiadoras e recompensadoras.

• Sistemas cada vez mais personalizados

Novos formatos de personalização na gamificação para treinamento corporativo estão surgindo para adaptar as experiências de aprendizado às necessidades individuais dos colaboradores. Antigamente, a gamificação oferecia desafios e recompensas padronizados para todos. No entanto, avanços recentes permitem sistemas mais flexíveis, personalizando jornadas de aprendizado com base nas habilidades e conhecimentos prévios, oferecendo feedbacks instantâneos e ajustando dinamicamente o nível de dificuldade conforme o desempenho do colaborador.

• Gamificação e a inteligência artificial

A gamificação e a inteligência artificial estão se unindo como uma forte tendência atual. Enquanto a gamificação usa elementos de jogos para motivar em contextos não lúdicos, a inteligência artificial oferece análise avançada e personalização. Juntas, essas tecnologias permitem criar experiências personalizadas, ajustando desafios e recompensas com base em dados em tempo real.

Sobre a Astéria
Possui mais de 19 anos de experiência no setor tecnológico e oferece para o mercado nacional e internacional soluções exclusivas e inovadoras para área de trade marketing. O papel da Astéria é desenvolver ferramentas personalizadas para que os seus clientes automatizem os processos e ganhem tempo em suas tarefas.

Facebook
Twitter
LinkedIn