Como um líder pode gerar influência em sete passos

Algumas características são fundamentais para quem quer ser um bom líder e inspirar

Todas as empresas buscam bons líderes, pois são eles que têm a capacidade de influenciar pessoas para que todos remem na mesma direção e, juntos, possibilitem o crescimento do negócio. Mas como a influência é gerada?

De acordo com Carla Martins (foto em destaque), vice-presidente do Serac, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, algumas características são medidas ideais de influência. “Algumas são muito naturais e a pessoa já tem dentro dela, outras precisam ser aprimoradas, mas é perfeitamente possível aprender a fazer isso”, afirma.

Para Carla, a influência é algo que, com conhecimento e atenção, pode ser construída de forma a potencializar o processo de liderança. “Um líder sabe que precisa aprender o tempo todo, por isso não é difícil melhorar determinadas características e seguir os passos necessários”, avalia.
Confira sete medidas sugeridas pela executiva para gerar influência e ser um líder melhor:
1. Fortaleça o caráter – Segundo Carla, o caráter é algo observado no dia a dia. “Um líder influente tem um caráter que serve de inspiração para que as pessoas trabalhem com os mesmos valores e propósitos. E é nas situações mais difíceis que ele se mostra”, explica.
2. Construa relacionamentos – Um líder influente precisa conhecer a história dos liderados para estabelecer relacionamentos mais profundos. “Se ele for mais introspectivo, precisa exercitar o hábito de perguntar e ouvir”, orienta.
3. Invista em conhecimento – A executiva afirma que um líder influente precisa estudar sempre, entender o cenário macro e saber para quem perguntar ou quem acionar em determinados momentos.
4. Acredite na sua intuição – Um líder influente precisa estar atento para captar coisas que nem sempre são óbvias na empresa. “Aqui podemos falar de energia mesmo, de moral, respeito. Se você sente que um trabalhador não está bem, pergunte, e isso já vai gerar uma influência positiva”.
5. Enumere seus desafios – Conte para os liderados alguns dos desafios enfrentados tanto na parte profissional quanto pessoal. “O que você viveu até aqui? Qual a sua bagagem?”.
6. Avalie o sucesso profissional – Quais os resultados que você conquistou na carreira? Nada faz as pessoas ouvirem mais e criticarem menos que bons resultados, segundo a vice-presidente do Serac.
7. Desenvolva a capacidade de levar todos a uma vitória – Procure investir em uma influência positiva, com o objetivo de fazer todos da equipe caminharem juntos e unidos para propósitos comuns. “Essa é uma característica única e especial do bom líder”.

Facebook
Twitter
LinkedIn