Nova regra do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) obriga empresas a disporem de programas de cuidado à saúde; pesquisas recentes mostram que, hoje, profissionais privilegiam qualidade de vida ao sucesso no trabalho e que organizações com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais
Não à toa, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar dos seus funcionários e colaboradores. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desde 2022 a terceira maior causa de afastamento profissional no Brasil são os chamados transtornos mentais. Já segundo a pesquisa “Carreira dos Sonhos”, que contou com a participação de mais de 91 mil universitários e profissionais, “qualidade de vida” (saúde, física, mental e emocional) é o atributo mais importante na vida de 56% das pessoas. Por fim, um estudo realizado pela Gallup mostrou que organizações com funcionários felizes possuem 50% menos acidentes laborais.
Esses dados recentes revelam, de maneira clara, que a promoção da saúde no trabalho é fundamental para manter os colaboradores motivados e engajados e, consequentemente, para o sucesso organizacional.
Além disso, o decreto do Governo Federal que alterou as regras do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), no fim de agosto, é explícito ao determinar a obrigatoriedade, para as empresas que gozam de vantagens fiscais por oferecer vale-alimentação e vale-refeição, de disporem de iniciativas de promoção da saúde de seus funcionários.
“A força motriz de uma organização são seus talentos e, para que os processos sejam executados com produtividade e eficiência, a saúde da equipe precisa ser um cuidado constante. Ao incentivar e investir na saúde dos talentos, a empresa cria um ambiente de trabalho mais produtivo, reduzindo os riscos de doenças ocupacionais, absenteísmo e baixo desempenho”, diz Alan Ávila, CEO da ValeCard, empresa especializada em benefícios corporativos.
Para ajudar empresários e gestores de talentos a atender a essa demanda, Alan Ávila, CEO da ValeCard, dá sete caminhos de como iniciar a promoção da saúde nas organizações:
- Incentive a prática de atividades físicas
Essa é uma maneira simples de ajudar sua equipe a cuidar do corpo e da mente. Criar grupos de ginástica ou corrida e oferecer benefícios como descontos em academias, por exemplo, são ações que auxiliam nesse incentivo. É importante consultar especialistas para criar uma lista de exercícios direcionados à prevenção de doenças, principalmente das que são causadas pelo esforço repetitivo. Assim, é possível implantar a ginástica laboral, com duração de 10 a 15 minutos por dia, para garantir que a equipe tenha pausas para relaxar e alongar o corpo.
- Cuide da ergonomia dos profissionais
A ergonomia é uma ciência que busca entender as relações do homem com as condições de trabalho. Desse modo, ela pode estar relacionada a ergonomia física, organizacional e cognitiva. Por isso, é importante desenvolver materiais e treinamentos para que os colaboradores exerçam suas atividades sem prejuízo à saúde ocupacional, promovendo uma adaptação correta ao uso dos equipamentos, em termos de postura, comportamento, intervalos para descanso etc.
- Realize campanhas de vacinação
Contratar fornecedores para vacinar os colaboradores, seguindo o calendário geral ou suprindo demandas específicas da empresa, é também uma ação essencial na promoção da saúde da equipe.
- Crie materiais informativos
Um passo fundamental é abordar temas sobre a importância da saúde em folhetos, e-books, e-mails e outros veículos de comunicação da organização. Muitas vezes, os profissionais não conhecem práticas positivas para o seu bem-estar e, por consequência, não se engajam em criar bons hábitos. Também é importante criar campanhas de conscientização para gerar conhecimento e alerta sobre as doenças. Uma dica é utilizar os meses temáticos do calendário nacional, como Setembro Amarelo (combate ao suicídio) e Outubro Rosa (câncer de mama), entre outros conhecidos e divulgados no país.
- Fomente uma alimentação saudável
Uma alimentação balanceada é uma necessidade de todos e, garantir que os funcionários estejam bem alimentados por meio de vale refeição ou vale alimentação, é uma forma de mantê-los bem e produtivos.
- Aposte no RH estratégico
Para a promoção da saúde na empresa, é essencial ter um RH estratégico e assertivo. Implementar ações de conscientização e motivar os talentos a cuidarem da saúde requerem uma boa estruturação para obter bons resultados. Assim, é possível melhorar a comunicação organizacional, diminuir o número de demissões e manter os colaboradores satisfeitos com o ambiente em que trabalham.
- Construa um bom ambiente de trabalho
Um ambiente organizacional saudável e prazeroso de estar é um fator importante para manter os profissionais felizes e produtivos. Por isso, a empresa precisa ter uma infraestrutura agradável e confortável de se trabalhar, oferecendo, por exemplo, cadeiras e mesas adequadas, local para descanso e refeitório bem estruturado.
Ao implantar essas sete estratégias, sua empresa formará uma base consistente para cuidar da saúde de seus profissionais de maneira contínua.