Conheça 7 estratégias para promover a qualidade de vida na sua empresa

Nova regra do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) obriga empresas a disporem de programas de cuidado à saúde; pesquisas recentes mostram que, hoje, profissionais privilegiam qualidade de vida ao sucesso no trabalho e que organizações com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais

Não à toa, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar dos seus funcionários e colaboradores. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desde 2022 a terceira maior causa de afastamento profissional no Brasil são os chamados transtornos mentais. Já segundo a pesquisa “Carreira dos Sonhos”, que contou com a participação de mais de 91 mil universitários e profissionais, “qualidade de vida” (saúde, física, mental e emocional) é o atributo mais importante na vida de 56% das pessoas. Por fim, um estudo realizado pela Gallup mostrou que organizações com funcionários felizes possuem 50% menos acidentes laborais.

Esses dados recentes revelam, de maneira clara, que a promoção da saúde no trabalho é fundamental para manter os colaboradores motivados e engajados e, consequentemente, para o sucesso organizacional.

Além disso, o decreto do Governo Federal que alterou as regras do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), no fim de agosto, é explícito ao determinar a obrigatoriedade, para as empresas que gozam de vantagens fiscais por oferecer vale-alimentação e vale-refeição, de disporem de iniciativas de promoção da saúde de seus funcionários.

“A força motriz de uma organização são seus talentos e, para que os processos sejam executados com produtividade e eficiência, a saúde da equipe precisa ser um cuidado constante. Ao incentivar e investir na saúde dos talentos, a empresa cria um ambiente de trabalho mais produtivo, reduzindo os riscos de doenças ocupacionais, absenteísmo e baixo desempenho”, diz Alan Ávila, CEO da ValeCard, empresa especializada em benefícios corporativos.

Para ajudar empresários e gestores de talentos a atender a essa demanda, Alan Ávila, CEO da ValeCard, dá sete caminhos de como iniciar a promoção da saúde nas organizações:

  1. Incentive a prática de atividades físicas

Essa é uma maneira simples de ajudar sua equipe a cuidar do corpo e da mente. Criar grupos de ginástica ou corrida e oferecer benefícios como descontos em academias, por exemplo, são ações que auxiliam nesse incentivo. É importante consultar especialistas para criar uma lista de exercícios direcionados à prevenção de doenças, principalmente das que são causadas pelo esforço repetitivo. Assim, é possível implantar a ginástica laboral, com duração de 10 a 15 minutos por dia, para garantir que a equipe tenha pausas para relaxar e alongar o corpo.

  1. Cuide da ergonomia dos profissionais

A ergonomia é uma ciência que busca entender as relações do homem com as condições de trabalho. Desse modo, ela pode estar relacionada a ergonomia física, organizacional e cognitiva. Por isso, é importante desenvolver materiais e treinamentos para que os colaboradores exerçam suas atividades sem prejuízo à saúde ocupacional, promovendo uma adaptação correta ao uso dos equipamentos, em termos de postura, comportamento, intervalos para descanso etc.

  1. Realize campanhas de vacinação

Contratar fornecedores para vacinar os colaboradores, seguindo o calendário geral ou suprindo demandas específicas da empresa, é também uma ação essencial na promoção da saúde da equipe.

  1. Crie materiais informativos

Um passo fundamental é abordar temas sobre a importância da saúde em folhetos, e-books, e-mails e outros veículos de comunicação da organização. Muitas vezes, os profissionais não conhecem práticas positivas para o seu bem-estar e, por consequência, não se engajam em criar bons hábitos. Também é importante criar campanhas de conscientização para gerar conhecimento e alerta sobre as doenças. Uma dica é utilizar os meses temáticos do calendário nacional, como Setembro Amarelo (combate ao suicídio) e Outubro Rosa (câncer de mama), entre outros conhecidos e divulgados no país.

  1. Fomente uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada é uma necessidade de todos e, garantir que os funcionários estejam bem alimentados por meio de vale refeição ou vale alimentação, é uma forma de mantê-los bem e produtivos.

  1. Aposte no RH estratégico

Para a promoção da saúde na empresa, é essencial ter um RH estratégico e assertivo. Implementar ações de conscientização e motivar os talentos a cuidarem da saúde requerem uma boa estruturação para obter bons resultados. Assim, é possível melhorar a comunicação organizacional, diminuir o número de demissões e manter os colaboradores satisfeitos com o ambiente em que trabalham.

  1. Construa um bom ambiente de trabalho

Um ambiente organizacional saudável e prazeroso de estar é um fator importante para manter os profissionais felizes e produtivos. Por isso, a empresa precisa ter uma infraestrutura agradável e confortável de se trabalhar, oferecendo, por exemplo, cadeiras e mesas adequadas, local para descanso e refeitório bem estruturado.

Ao implantar essas sete estratégias, sua empresa formará uma base consistente para cuidar da saúde de seus profissionais de maneira contínua.

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