Consultora diz como avaliar resultados da cultura organizacional da sua empresa

Independentemente do tamanho da empresa, Karen Cartagena (foto em destaque), especialista de RH e mentora de startups, explica como a cultura pode gerar um grande engajamento em qualquer empreendimento

A cultura organizacional é o conjunto de elementos, tangíveis e não tangíveis que compõem uma organização. É o estabelecimento de um modo de como fazer as coisas na empresa, como tomar decisões, como gerar relacionamentos e lidar com conflitos, entre outras coisas.

“Em uma empresa jovem, como uma startup, a criação de uma cultura organizacional é imprescindível, já que é necessário contar com um time genial e comprometido para construir o negócio”, afirma.

De acordo com Karen, a cultura organizacional deve ser desenhada desde o início para sustentar a estratégia da organização. “Divulgar um guia, com o sonho grande, valores e crenças compartilhadas potencializa o alinhamento entre as pessoas. Uma boa prática é convidar os colaboradores para construírem esse material com você de forma que todos sintam-se parte”, orienta.

E como medir os resultados da cultura organizacional? Segundo Karen, é necessário fazer pesquisas periódicas para entender o quanto os colaboradores estão engajados e se o processo de recrutamento está sendo eficaz. “Você pode incluir perguntas específicas sobre os valores da empresa e a aderência dos colaboradores a esses valores. Também pode permitir que as pessoas forneçam feedbacks anônimos sobre a cultura da empresa”, afirma.

Outras ações mencionadas pela especialista para uma empresa avaliar se a cultura organizacional está gerando bons resultados é observar o comportamento dos funcionários e checar se estão alinhados com a cultura desejada. “Também é possível medir a taxa de retenção dos colaboradores e analisar se as pessoas que melhor exemplificam a cultura estão sendo recompensadas”, diz Karen.

A especialista afirma que o feedback de clientes também pode ajudar, pois auxilia a empresa a perceber se a sua cultura organizacional está forte ao ponto de ser percebida externamente. “A cultura pode mover montanhas e gerar um engajamento invejável. Ela se torna diferencial quando aliada a uma estratégia simples, clara e com foco de atuação. A cultura é intangível e mutável. Portanto, esteja aberto às mudanças e aprenda com elas”, aconselha.

Sobre Karen Julliet Cartagena Rodriguez:
Com vasta experiência em recursos humanos em indústrias de base, Karen contribuiu para o sucesso de renomadas empresas, como o Grupo Votorantim, Nissan Motors Corporation, RENAULT e, na área de energia, a RAIZEN. Com um histórico em áreas-chave, incluindo gestão de talentos, cultura organizacional, aprimoramento da experiência do colaborador, desenvolvimento de programas de aprendizagem, aquisição de talentos estratégicos, atuação como HR Business Partner e promoção da diversidade no ambiente de trabalho, ela se dedica a auxiliar fundadores e profissionais de RH de startups a otimizar a gestão de talentos de suas organizações. Sua expertise em estratégias de recursos humanos e sua compreensão do panorama dinâmico das startups fazem dela uma aliada essencial para alcançar o sucesso e a sustentabilidade das equipes e empresas em ascensão.

Facebook
Twitter
LinkedIn