“Estratégia da Magia” pode transformar clientes em entusiastas da sua marca

Para Alexandre Slivnik (foto em destaque), especialista em excelência de serviços no Brasil, ao entender esse conceito, as empresas estarão se aproximando dos consumidores e pavimentando o caminho para o sucesso

No mundo dos negócios, a arte de encantar clientes revela-se crucial para o êxito de qualquer empreendimento. Em meio à complexidade desse desafio, surge a “Estratégia da Magia”, uma abordagem que coloca o coração dos negócios nas relações humanas, destacando-se ao elevar o foco não apenas nos produtos e serviços, mas na criação de experiências memoráveis.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a mágica acontece quando empreendedores passam a compreender que estão lidando com pessoas. “Todos os clientes e funcionários são seres humanos, e a estratégia da magia surge, justamente, como uma abordagem centrada em reconhecer a singularidade de cada indivíduo, entendendo a importância de estabelecer conexões verdadeiras”, revela.

Propósito e cultura são a base para resultados de longo prazo

Para o especialista, o propósito e a cultura são as fundações sobre a qual toda a estratégia da magia se sustenta. “Não se trata apenas do que uma empresa faz, mas sim do impacto que suas ações têm na vida das pessoas. O propósito vai além do empreendedor e sua marca, envolvendo a transformação gerada pelos produtos, o legado deixado e o impacto positivo na sociedade”, pontua.

Gestão de pessoas

Slivnik acredita que a gestão de pessoas é a estrutura que protege a organização, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento humano. “Contratar bem, treinar adequadamente e tratar com respeito são pilares fundamentais dessa gestão”, declara o especialista.

Para o vice-presidente da ABTD, contratar atitudes em vez de apenas competências técnicas é o primeiro passo. “Observar comportamentos alinhados à cultura estabelecida, além de buscar colaboradores com brilho nos olhos e sede de aprendizado são movimentos essenciais. No mundo dos negócios, muitas vezes, a disposição para aprender supera o conhecimento prévio”, relata.

O treinamento, por sua vez, vai além da transmissão de habilidades técnicas. “É uma oportunidade de integrar os colaboradores à cultura da empresa, proporcionando compreensão sobre o DNA organizacional. No entanto, esse processo contínuo deve incluir tanto abordagens formais, quanto informais, tornando o momento de aprendizado mais descontraído em alguns casos”, pontua.

Transformando processos em experiências memoráveis

De acordo com o especialista, o encantamento vai além do simples atendimento. “Fidelizar clientes é importante, mas gerar lealdade é ainda mais significativo. Avaliar constantemente, investir em engajamento, transformar problemas em oportunidades, praticar a empatia e estabelecer uma conexão emocional são os pilares fundamentais do processo de encantamento”, revela.

Slivnik vê a Estratégia da Magia como um convite para que as empresas transcendam o ordinário e se destaquem na criação de experiências excepcionais. “Ao entender e valorizar as pessoas, estabelecer propósitos e cultivar uma cultura positiva, as organizações estão se aproximando dos clientes e pavimentando o caminho para o sucesso”, finaliza.

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston/EUA).

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