Guia da Alma foca para atuar com soluções de saúde mental dentro das empresas

Alma startup saúde mental

 

Healthtech pioneira já conecta mais de 250 terapeutas e já atendeu cerca de 20 mil pacientes por meio de terapias online

A Guia da Alma, startup de Florianópolis (SC) especializada em soluções de saúde
mental, avança em um plano de se tornar o principal player digital de terapias
complementares para empresas no Brasil. No oitavo ano de operação, a Healthtech
direciona a expansão dos negócios para o mercado corporativo, visando repetir o sucesso
de sua plataforma de terapias online nos segmentos B2C e B2B2C — responsável por
conectar mais de 250 terapeutas a cerca de 20 mil pacientes em todo o país.

A intenção da empresa é ampliar as soluções da Guia da Alma para o B2B por
meio de um benefício corporativo voltado à saúde mental para pequenas, médias e
grandes empresas. O projeto busca consolidar essa vertical do negócio, que já acontecia,
mas operava em conjunto com o marketplace de serviços para pessoas, criando um
produto exclusivo para o setor.

Este movimento é estratégico porque será capaz de alcançar um número maior —
e mais rápido — de empresas e usuários, ajudando a cuidar da saúde mental dos
colaboradores e fornecendo dados relevantes para os setores administrativos e de gestão
de pessoas. Hoje, a Guia da Alma já atende cerca de 150 empresas e startups, incluindo
nomes de projeção nacional como Gympass, Creditas e PicPay.

“Queremos tornar as terapias complementares mais acessíveis e simplificar a
gestão da saúde mental dos colaboradores para as empresas”, afirma Rodrigo Roncaglio,
CEO da Guia da Alma.

“Nosso objetivo nessa transição é oferecer a melhor experiência no meio
corporativo, conectando nossa rede de terapeutas de alto nível e promovendo ações que
facilitem o bem-estar dos colaboradores, sem deixar de lado o que já construímos até
agora”, complementa Liana Chiaradia, CMO da startup.

Para atingir esse propósito, o benefício terá quatro pilares: prevenção, para
combater os impactos de uma baixa saúde mental no ambiente de trabalho; dados e
tecnologia, capazes de medir, acompanhar e melhorar o bem-estar dos colaboradores;
educação, por meio de palestras e treinamentos; e descompressão, estimulando ações
coletivas para evitar desgastes físicos e emocionais e melhorar índices de bem-estar e
qualidade de vida dos trabalhadores.

PONTO DE VIRADA

O novo passo da Guia da Alma revela uma maturidade na idealização e no
desenvolvimento de soluções voltadas para a saúde mental, sobretudo depois do “boom”
das terapias digitais nos anos de 2020 e 2021. Na época, a startup quadruplicou seu
faturamento e conquistou seu espaço entre os fornecedores de tecnologias focadas na
área da saúde.

Este avanço convergiu com um aumento na procura de terapias online em
decorrência do isolamento social e da adesão em massa aos modelos de trabalho híbrido
e remoto (temporários ou permanentes) devido à Covid-19. Pesquisas lideradas pela
PICCovid-Fiocruz indicam que 61% dos brasileiros procuraram terapias complementares
durante a pandemia.

Diante do cenário, é crescente o número de empresas que se mobilizam para
oferecer benefícios que gerem resultados positivos para suas equipes e negócios. “A
pandemia reforçou que é importante cuidar da saúde mental e é possível fazer isso com
terapias complementares online. Desde então as barreiras que existiam para a difusão
desse mercado caíram e conseguimos acelerar o nosso crescimento”, avalia Rodrigo
Roncaglio.

Conforme dados da startup, entre 2020 e 2023 a plataforma já promoveu mais de
50 mil sessões terapêuticas, registrou 12 mil avaliações 5 estrelas , e vem crescendo mais
de 50% ao ano. A Guia da Alma também já soma cerca de R$ 1 milhão em investimentos
recebidos e neste ano estima dobrar o faturamento com relação ao ano passado. A
projeção considera o resultado de investimentos no segmento para empresas e nos
setores comercial, de desenvolvimento, marketing e pessoas.

DESAFIO DA INOVAÇÃO

O crescimento e as perspectivas de futuro da Guia da Alma coroam uma trajetória
bem-sucedida iniciada no Startup Weekend de 2015, evento onde potenciais
empreendedores têm a tarefa de criar uma startup em 54 horas. Na ocasião, a empresa
foi idealizada pelos sócios Liana Chiaradia e Rodrigo Roncaglio e duas terapeutas (hoje
parceiras da healthtech).

O sonho do negócio surgiu com uma inquietude pessoal, a partir da intenção do
casal em obter um estilo de vida mais saudável e novas formas de cuidado e bem-estar.
“Quando a gente buscava informação na internet, não achávamos fontes confiáveis sobre
terapias complementares e era difícil encontrar profissionais bem referenciados. O que
inicialmente era um incômodo nosso foi validado como uma dor comum a outras pessoas
e notamos que havia uma demanda de mercado a ser explorada”, recorda Liana.

A ideia virou uma oportunidade de negócio que inclui a oferta de diferentes tipos
de terapias, como meditação, reiki, hipnoterapia, programação neurolinguística e
psicanálise, capazes de ajudar não só os idealizadores da startup, mas milhares de outras
pessoas em todo o Brasil a terem uma vida mais saudável.

Fundada em agosto de 2016, a Guia da Alma lançou a primeira versão da
plataforma no ano seguinte, primeiro focada em intermediar o contato de terapeutas e
pacientes para a realização de terapias online ou presenciais, e com blogs e cursos
dedicados ao setor. Mais tarde, houve o início do atendimento às empresas, recurso que
atualmente conta com sistema de mapeamento de saúde mental, palestras, SIPAT Online
e blog dedicado a gerar conhecimento para funcionários, profissionais de RH, líderes,
CEOs e executivos empresariais.

“As empresas que usam a Guia da Alma vivenciam no dia a dia os resultados de
investir em qualidade de vida no trabalho. É essa cultura que desejamos levar para
milhares de outras empresas e pessoas, propondo um benefício diferente de todos os
outros e nos consolidando como referência nacional em terapias online e técnicas
preventivas para saúde mental no Brasil”, completa Liana Chiaradia.

Facebook
Twitter
LinkedIn