Outubro Rosa: empresas apostam em ações voltadas para o cuidado com a saúde da mulher

Iniciativas como palestras e sensibilizações estão entre as principais campanhas internas das companhias

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, somente em 2023, 73.610 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Além de acender um alerta, o dado também reforça a importância da conscientização sobre o tema nas diferentes esferas sociais, incluindo o mercado de trabalho. De olho nesse cenário, empresas de todos os portes têm aderido à campanha Outubro Rosa, que visa promover uma conscientização sobre esse tipo de câncer, que é considerado o mais comum entre as mulheres.

Carine Roos, mestre em Gênero pela LSE e fundadora da Newa, empresa de consultoria em DE&I e saúde emocional para as organizações, considera que é dever das empresas manter um olhar integral para a saúde das mulheres, seja levando informações ou oferecendo condições dignas e personalizadas para as colaboradoras que estão enfrentando a doença. “As empresas podem desempenhar um papel crucial na minimização dos impactos negativos do câncer de mama em suas funcionárias adotando uma postura mais próxima e humanizada, oferecendo horários flexíveis de trabalho, auxílio psicológico, criação de uma rede de apoio interna, sensibilizações para a equipe e liderança e plano consistente de reintegração adaptado às necessidades delas para um retorno acolhedor”, argumenta.

Para exemplificar as ações que estão sendo adotadas pelas organizações que apoiam a campanha Outubro Rosa, listamos três empresas com iniciativas que buscam conscientizar e levar qualidade de vida para as mulheres.

1. Adeste
Adeste, empresa que transforma subprodutos de origem animal em grandes negócios, está promovendo uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa. Com o objetivo de promover o autocuidado com a saúde feminina e despertar a consciência sobre a importância dos exames preventivos, a companhia terá um mês repleto de ativações estratégicas e sensibilizações, com palestras informativas com profissionais de saúde e atividades presenciais em suas unidades que visam reforçar a pauta. Para além das ações pontuais, a companhia também conta com o programa Vida e Prazer de Viver, informações e práticas de saúde e bem-estar, seja para o corpo ou para a mente. O programa também oferece apoio psicológico para os mais de 1.000 colaboradores da Adeste.

2. nstech
No mês de outubro para além do autoexame e de mamografias regulares – indispensáveis para a saúde da mulher, a nstech, mais completa plataforma open logistics do mundo, tem incentivado o bem-estar e a prática de hábitos saudáveis na promoção da saúde das mulheres.

Entre as ações dedicadas à Campanha do Outubro Rosa, estão: uma palestra com a nutricionista Letícia Mendes sobre como a alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças, que contou com a participação de mais de 400 colaboradoras e a isenção da co-participação nos exames preventivos. Os colaboradores também têm recebido mensagens de incentivo à prevenção e foram orientados a usar peças de roupa rosa e um fundo de tela especial para reuniões, como forma de demonstrar seu apoio à causa.

A empresa também firmou uma parceria com o Projeto Fios de Berenice para doação de cabelos. Todas essas ações fazem parte do Ativamente, o programa de bem-estar para todos os colaboradores do ecossistema da nstech.

3. PinePR
Com um quadro composto por mais de 75% de mulheres, a PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia com atuação dentro e fora do Brasil, se apresenta como uma importante aliada das mulheres e do seu bem-estar diariamente.

Neste mês de outubro, a agência promove uma roda de conversa sobre prevenção ao Câncer de Mama com Nicole Morás, jornalista que recebeu o diagnóstico de câncer de mama aos 31 anos de idade e, desde então, compartilha sua história no perfil @deumpeitoaberto no Instagram. Portadora da mutação genética BRCA1, Nicole fez quimioterapia, mastectomia e está em remissão há 3 anos, durante o bate-papo contará aos piners, como os colaboradores são carinhosamente chamados, sobre toda sua jornada lutando contra o quadro oncológico.

Facebook
Twitter
LinkedIn