Por que é essencial registrar a marca de um negócio?

A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem estruturada e cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta. Entende-se por marca, todo sinal distintivo (palavra, figura e símbolo) visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços em relação a outros iguais ou semelhantes, qualquer que sejam suas origens ou áreas de atuação.

Mas por que é importante registrá-la? A diretora da Brand It, empresa focada em registro de marcas e patentes no Brasil e Europa, Priscila Galvão, explica que um dos principais motivos para o registro de marcas é a proteção legal. “Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado. O primeiro passo é dar entrada no pedido junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão”, esclarece Priscila.

Mas há outros benefícios ao registrar o símbolo de uma empresa ou negócio, como a valorização e o profissionalismo assegurados pela consolidação da marca. Veja cinco benefícios listados por Priscila Galvão ao se registrar uma marca.

1 – Proteção da marca: proteger a marca é a primeira coisa que vem na cabeça de muita gente. O mundo em que vivemos é pautado em mídias sociais, toda marca possui uma página ativa em redes socais, site, o que gera uma grande exposição diária. A marca fica visível todos os dias para milhares de pessoas, o que facilita a cópia da mesma.

2- Valorização: marca registrada é valor para sua empresa. Uma companhia é composta de ativos tangíveis e intangíveis: intangíveis são os clientes, a imagem da empresa, a credibilidade e a marca. Uma marca registrada é uma marca de valor, logo é valor para sua empresa que somente irá trazer benefícios e vantagens. Caso o proprietário da empresa deseja abrir o capital para investimento ou ainda vender a instituição, o fato de possui um registro da marca será um diferencial, tendo todo o investimento inicial revertido em lucro.

3- Novos Contratos: às vezes as pessoas procuram a Brand IT depois de terem perdido a oportunidade de realizar algum negócio importante porque a marca não estava registrada. “Já tive cliente que possui marca forte no mercado, porém não registrada, e uma empresa renomada, de olho nessa nova marca que só cresce, propõe uma parceria para licenciamento de produtos, porém sem a marca estar registrada isso não é possível e lá se vai mais um negócio embora”, pontua Priscila. Outra situação é marca que começa a ganhar notoriedade e recebe proposta para virar franquia e não tem a marca registrada. Infelizmente isso acontece toda hora e sem a marca registrada a pessoa só perde oportunidades incríveis.

4- Exportação: para quem pensa em expandir seus negócios para fora do território brasileiro, é importante entender que, para que a sua marca esteja protegida lá fora, ela primeiro precisa estar protegida aqui dentro. O registro da marca dentro do território nacional será demonstrado quando for requerido o registro internacional, o que também valorizará o seu business, a empresa que irá importar o seu produto irá perceber o valor da sua marca quando você mostrar que ela está devidamente registrada.

5 – Profissionalismo: o brasileiro tem perfil empreendedor, contudo, vivemos um cenário de muito amadorismo e isso é o que diferencia o profissional de sucessos dos outros. Quem continuar a viver na informalidade irá sempre alcançar resultar medianos e aquele que topar investir em profissionalismo, vai ter um crescimento mais acelerado. “O mercado é competitivo e pede isso, ele pede cada vez mais que o empreendedor tenha ‘cara’ de negócio, isso passa credibilidade e valor, mostra que você quer crescer e está disposto a fazer isso, o amadorismo passa a impressão de que a qualquer momento você irá lagar o seu negócio deixando os seus clientes desamparados”, esclarece. Registrar a marca é um dos itens que a empresa deve seguir para se profissionalizar.

 

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