Levantamento mostra recorde de abertura de micro e pequenas empresas em 2021 e especialista compartilha dicas de como impulsionar o seu negócio
De acordo com o último levantamento elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quatro milhões de empreendedores formalizaram o registro de novas empresas ou de microempreendedores individuais. Para impulsionar o crescimento dos novos negócios, é importante ter gerenciamento estratégico para expandir as possibilidades da empresa. É o que conta Allan Nicola, CMO e cofundador da startup Alfred Delivery, plataforma de entregas last mile com foco em pequenas e médias cidades, que compartilhou cinco dicas de como o pequeno empreendedor pode alavancar o seu negócio, confira:
1 – Planeje e execute – De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Falconi, apenas 10% das pequenas e médias empresas têm planejamento de longo prazo no Brasil. “Normalmente, a falta de metas e a má execução do planejamento são os principais fatores para retardar o crescimento das empresas”, conta Nicola. Por isso, invista tempo nesse primeiro passo, seguindo a realidade do negócio, e trabalhe com metas alcançáveis, assim, a execução torna-se mais fácil.
2 – Aproxime-se do cliente – Muitas vezes, as empresas buscam dentro dos seus projetos o crescimento interno, estruturando atividades e ações, mas esquecem de se aproximar do cliente. Vale apostar em promoções, atividades ou até mesmo em formas de fidelização, como cupons, cashback ou entregas facilitadas, como em serviços delivery last mile, que melhoram o relacionamento com o cliente.
3 – Fortaleça a imagem institucional – Há quem diga que o marketing é a alma do negócio, mas também existem pessoas e empresas que deixam isso de lado. Pode parecer difícil trabalhar a imagem de uma pequena empresa, ainda mais no ambiente digital, com diversas possibilidades de atuação. Assim, o investimento em análises de dados, comportamento dos públicos e tendências das redes sociais pode ser um diferencial para alavancar qualquer negócio.
4 – Desenvolva parcerias no comércio local – Para a evolução de um negócio, é importante conhecer a sua concorrência e também entender quem pode se tornar um parceiro comercial. “Investir, por exemplo, em ferramentas que beneficiem essa relação é importante, como análises de mercado conjuntas ou soluções que possam atrair clientes para ambas as partes. No caso de restaurantes, por exemplo, soluções que agilizem a entrega das refeições podem ser uma ‘boa pedida’ para criar parceiros comerciais e movimentar as vendas”, recomenda o executivo.
5 – Trabalhe a gestão financeira – De pouco vai valer todo o cuidado com o crescimento da marca, se a gestão do dinheiro não for bem realizada. “Organize os números da empresa: separe-os, anote e veja o que pode ser investido, o que precisa ser destinado para pagar as despesas, uma reserva segura para alimentar o fluxo de caixa e o que pode gerar lucro”, conclui.
Sobre o Alfred Delivery – O Alfred Delivery é uma plataforma de entregas last mile com foco em pequenas e médias cidades. Fundada em 2017 pelos empresários Myrko Micali e Allan Nicola em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa oferece serviços de intermediação de entregas de produtos dos mais variados segmentos. Atua por meio de empreendedores licenciados, que trabalham de forma 100% digital na gestão do negócio em suas respectivas cidades.