Nos últimos meses, o coronavírus causou uma das mais severas crises econômicas no mundo. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em maio de 2020, 12,7 milhões de brasileiros ficaram desempregados. Neste momento, optar por se reinventar com novas ideias de negócios e buscar oportunidades no mercado foi uma alternativa para a maioria.
Pensando nisso, Marcelo Moscofian, CEO do Café Santa Monica, empresa brasileira referência e pioneira na cultura cafeeira gourmet, elaborou cinco importantes lições sobre empreendedorismo na crise. Confira abaixo.
Seja criativo
Criar um negócio durante uma situação econômica de instabilidade, segundo Moscofian, requer uma conexão entre criatividade e inovação. “A maioria das ideias podem surgir com insights, brainstormings e estudos de concorrência. Além disso, ampliar o repertório, acompanhar o mercado e abrir espaço para ações alternativas permitem encontrar os caminhos da sua nova marca para desdobrar isso em diferenciais, produtos e outros serviços”, comenta.
Invista no ambiente virtual
“A migração das empresas para as plataformas digitais já estava acontecendo de maneira acelerada, e a pandemia viabilizou que as marcas apostassem fortemente nessa área. É importante considerar tais canais no planejamento inicial do empreendimento, construindo o digital como um pilar dentro da marca, de modo a criar uma empresa omnichannel”, destaca o CEO, que viu o faturamento do e-commerce da marca ampliar em 300% no início da crise de Covid-19.
Fechar parcerias é incentivar
Para Moscofian, fazer parte de uma comunidade ajuda a impulsionar o negócio para trocar experiências e construir um network de qualidade. “As redes de empreendedores existem em todos os setores, essa colaboração estimula força e caminhos coletivos alternativos, além de ser indispensável em contextos de crise”, enfatiza.
A gestão é fundamental
Uma nova empresa requer estratégia, planejamento financeiro e um fluxo de caixa controlado desde o início. É essencial visualizar o cenário atual para garantir que todos esses elementos sejam considerados por meio de uma boa gestão. “Além disso, engana-se quem pensa que por ser empreendedor trabalhará menos. O início de qualquer negócio exige dedicação full time de cada fundador. Ele é o pilar de seu próprio negócio e deve conhecer todos os processos e etapas do empreendimento, para que no futuro, com o crescimento da empresa, ele saiba delegar. Gestão de pessoas também é essencial para que uma marca dê certo”, ressalta.
Não fique em cima do muro!
Empreender demanda tomar decisões, e o começo é a época em que isso poderá acontecer com certa frequência. O CEO do Café Santa Monica aponta: “O importante é não desistir e não parar no meio do caminho. É primordial entender a situação, visualizar as opções e optar pela melhor opção para estruturar o negócio”.
Sobre o Café Santa Mônica
A cultura cafeeira é parte da família Moscofian desde a década de 1950 com o cultivo de grãos em fazendas próprias no sul de Minas Gerais. Com estudos e pesquisas realizados ao longo dos anos, em 1985, nasce o Café Santa Monica, empresa pioneira e referência na cultura de café gourmet no Brasil. As opções de Drip Coffee, Cápsulas, Moídos, Grãos e Bebidas Quentes, diversificam em orgânico, gourmet, intenso e sabores como cacau, chocolate e cappuccino. Todo o processo de produção é acompanhado, desde a seleção das sementes, ao nascimento do fruto, passando pelo processo de plantio, colheita e torra com máquinas, além dos processos artesanais e exclusivos para garantir a integridade dos grãos.