No mundo, investimentos em ESG devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025
As práticas de ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança) estão entre as prioridades das empresas nos últimos anos. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Amcham Brasil, Câmara Americana de Comércio para o Brasil, 71% das companhias implementaram e deram início aos projetos voltados para a sustentabilidade.
Além disso, segundo o levantamento ESG Radar 2023, realizado pela Infosys, líder global em consultoria e serviços digitais, os investimentos em ESG devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025 e a elevação dos aportes têm expectativa de alcançar 51% em três anos.
“As empresas perceberam o quanto é importante investir nos pilares de ESG, principalmente no bem-estar dos colaboradores. Como consequência, elas acabam reduzindo os índices de turnover e se tornam mais atrativas para novos talentos”, afirma Charles Schweitzer (foto em destaque), CEO da I-Scaneo, HRTech focada em benefícios corporativos para empoderar os colaboradores das empresas brasileiras. Ele lista sete benefícios de se investir em práticas de ESG nas empresas:
Atração e retenção de talentos
Colaboradores, principalmente das atuais gerações, querem trabalhar em organizações que tenham propósitos e busquem promover ambientes saudáveis de trabalho.
Aumento na produtividade e resultados
Pessoas felizes produzem mais e trazem os melhores resultados. Como consequência, a empresa cresce e os colaboradores também são promovidos.
Melhora no engajamento
Quando há um olhar de preocupação genuíno das companhias para os colaboradores, as pessoas tendem a se engajar mais e vestir a camisa.
Menores índices de absenteísmo
Ao implementar benefícios voltados para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, há uma redução nos índices de absenteísmo e despesas.
Fortalecimento da marca empregadora
Tanto o mercado quanto as pessoas estão mais exigentes em relação à saúde e ao bem-estar. O cuidado com os colaboradores mostra postura responsável e ética da empresa em relação à sociedade.
Mais competitividade no mercado
As corporações que investem em práticas de ESG sempre buscam inovar e acabam se tornando mais atrativas e competitivas nos setores onde atuam, porque atendem às demandas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Clientes mais satisfeitos
Os funcionários mais engajados e motivados trazem as melhores soluções para sanar as “dores” dos clientes e, com isso, impulsionam e recomendam a empresa para outras pessoas. Além disso, os clientes também estão mais exigentes e esperam dos seus parceiros um propósito de atuação.
Sobre a I-Scaneo
HRtech focada em soluções de benefícios corporativos para empoderar os colaboradores das empresas brasileiras. Atualmente, a empresa conta com mais de 35 parceiros, dos mais diversos segmentos: tecnologia, alimentação, saúde, arquitetura, moda, financeiro, dentre outros.