7 erros que todo empreendedor digital já cometeu

“Se você vende algo, você pode vender online”. É assim que Fábio Ricotta, cofundador da Agência Mestre, que está entre as maiores empresas de SEO, inbound marketing e growth hacking do Brasil, começa a ensinar como uma empresa deve atuar no mercado digital. Há poucas exceções, no entanto: uma padaria, por exemplo, não terá como vender para todo o país, mas pode se aproximar dos clientes da região por meio da presença online.

“No Brasil, o mercado digital ainda não está tão evoluído quanto o americano, por exemplo. Por isso já é o momento de aproveitar, pois aqui ainda há mercados em que se nada de braçada”, destaca Ricotta, que já aprendeu muito com seus erros. O empresário listou os sete erros que todo grande empreendedor digital já cometeu, e que precisam ser evitados.

1- Não entender bem sua audiência. O empreendedor explica que é fundamental ter uma percepção do público, de forma a compreender quem vai comprar o produto oferecido. “O primeiro passo é ter uma noção completa de quem é o seu público”, explica.

2-Conhecer profundamente o público-alvo. “Uma coisa é saber quem é seu público, outra coisa é conhecer muito bem quem é a sua audiência”, explica o especialista. Segundo Ricotta, é necessário saber quem são os clientes, a qual faixa etária eles pertencem, onde moram e qual comportamento eles possuem. “Já cometi esse erro, pois durante muito tempo eu achava que entendia a cabeça do cliente”, conta. O empresário destaca a importância de pesquisar com profundidade o público.

3- Não investir em uma boa estratégia de aquisição de clientes. Ricotta destaca que estar presente no mercado digital não é só fazer uma página no Facebook e colocar produtos lá listados. “Não é só isso, é preciso fazer a página no Facebook, criar um website, desenvolver estratégias para o Google e investir em tanto em Google Adwords, quanto em Facebook Ads”, exemplifica o empreendedor. Afinal, ninguém vai encontrar a sua marca apenas por coincidência.

4- Esquecer-se dos leads. O especialista conta que, apesar de ser algo básico, muitos empreendedores não se preocupam em criar uma lista de contatos com base nos conteúdos publicados gratuitamente. “Você precisa se concentrar no seu negócio, em vez de produzir os anúncios ou gerir os leads”, destaca.

5- Centralizar as ações de marketing digital. “O empreendedor digital erra quando não delega e não forma equipe”, conta Ricotta. O especialista ressalta que é muito importante que os empreendedores tenham equipes para realizar as ações na web. “Você precisa se concentrar no seu negócio, em vez de produzir o conteúdo ou gerir os leads”, explica.

6- Esquecer-se da concorrência. Um dos erros mais comuns, explica o especialista, é achar que ninguém mais vende os mesmos produtos ou serviços. “Você precisa estar sempre de olho na concorrência, prestando atenção em qual produto eles estão entregando, e de que forma”.

7- Achar-se autossuficiente. O especialista explica que é necessário sempre perguntar para a audiência o que tem valor para ela, para poder entregar novos produtos. “Todo cliente compra de você por que ele quer ser transformado, e se você perguntar o que mais poderia ser oferecido, você vai ter ideia de como melhorar o produto ou até mesmo desenvolver novos produtos”.

 

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