O papel de gestor é ambicionado pela maioria dos colaboradores de uma corporação e a conquista é motivo de grande alegria. No entanto, há uma distância muito grande entre ser um bom profissional e um bom gestor.
Outro problema é que muitos acreditam existir uma espécie de “fórmula mágica” para se tornar um bom gestor, o que infelizmente não é real, pois cada situação exigirá que se desenvolva características diferentes. “Dois pontos são imprescindíveis para uma gestão adequada, a paixão pelo que faz e a capacidade de resiliência”, afirma Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting. “A paixão é imprescindível para poder vencer as barreiras diárias e principalmente para motivar a equipe, uma pessoa que não acredita e defende um projeto pode até motivar por algum tempo seus comandados, todavia, rapidamente ele e a equipe irão sucumbir às barreiras do dia a dia.”
A seguir, o consultor enumera oito características imprescindíveis a um gestor de sucesso:
1- Capacidade de mediar e resolver conflitos – é saber ouvir e mediar os conflitos logos que eles surjam, mas não se deve tomar partido e buscar que as respostas para os conflitos ocorram naturalmente, trazendo ganhos para corporação. Tenha uma postura racional evitando reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.
2- Iniciativa e pró-atividade – Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer crescer. O gestor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.
3- Autoconfiança – O profissional que quer tomar a frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.
4- Capacidade de reter talentos – Mas do que se esforçar para manter talentos na sua empresa, é imprescindível, cativá-los e dar aos mesmos ambições e segurança para que eles queiram continuar no projeto e, principalmente, almejem crescer, para isso incentive a aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.
5- É importante delegar o operacional – Um gestor tem como função gerenciar as ações, assim, se este ficar se dedicando às questões operacionais perderá tempo e principalmente não estará preparado para sua real função, assim, delegue tarefas operacionais.
6- Conexões e Criatividade – O gestor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação podem levar a um retorno imediato.
7- Controle – O gestor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto esteja na frente, crie métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.
8- Aprendizagem Contínua – O bom profissional busca se capacitar, portanto se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.