9 ações de endomarketing para o Abril Verde

Palestras, jogos, Tv Corporativa e outras iniciativas podem ser importantes para engajar os colaboradores no mês da prevenção aos acidentes de trabalho 

A campanha Abril Verde teve início em 2014 com o objetivo de diminuir e prevenir os acidentes e as doenças provenientes do trabalho, bem como promover a conscientização sobre o tema. O mês de Abril foi escolhido para ser palco da campanha, pois possui duas datas importantes relacionadas ao tema. O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 que é o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

O objetivo da campanha Abril Verde é movimentar o maior número de pessoas, empresas e instituições, para diminuir a quantidade de acidentes de trabalho, que hoje no Brasil os dados são bem alarmantes. De acordo com informações levantadas, apenas em 2022, foram comunicados ao INSS 612,9 mil acidentes e 2,5 mil óbitos de trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada, um aumento de 7% em relação a 2021.

Esses acidentes podem acontecer por uma diversidade de fatores, seja por falta de concentração do colaborador, mal uso dos equipamentos, falta de segurança ou até mesmo por falhas na comunicação. Por mais que esta campanha esteja relacionada a setores responsáveis ou à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a comunicação tem papel fundamental para contribuir com a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Por meio de ações de comunicação e endomarketing é possível incentivar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), reforçar informações e treinamentos, enfatizar sinalizações e promover a conscientização, tanto dos gestores, como de cada colaborador.

A seguir, veja algumas sugestões de ações de endomarketing para o Abril Verde propostas por Eric Vazzoler, Gerente de Marketing da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil.

1. Decore a Empresa

Uma das características dos meses dedicados à campanhas como esta são as cores, o que facilita na hora de decorar a empresa. Você pode utilizar balões, laços, adesivos, cartazes e decorar tanto as estações de trabalho como locais específicos, como hall de entrada, linha de produção, refeitório e até criar um cenário para fotos.

2. Crie um slogan

Crie um slogan para a sua campanha e utilize a frase em cartazes, adesivos, camisetas, cartilhas e em todos os itens presentes nas ações. Uma frase de grande impacto vai contribuir com a importância dada pelos colaboradores e ficará mais fácil de permanecer na lembrança deles.

3. Realize a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho durante o mês de abril é uma ótima forma de participar da campanha Abril Verde.

Existem alguns temas que devem ser obrigatoriamente discutidos e trabalhados nesta semana, porém, você pode aproveitar e realizar diversas ações relacionadas à prevenção de acidentes, alimentação, ergonomia e também à saúde mental.

4. Invista na Gamificação

Uma das melhores formas de transmitir informações, garantindo o aprendizado delas é por meio da gamificação. A técnica é a mesma aplicada em jogos, portanto, você pode realizar atividades com essa dinâmica para os colaboradores.

Um exemplo é o jogo dos 7 erros, o método pode ser aplicado com duas imagens, nas quais uma delas contém todos os equipamentos de segurança e sinalização nos lugares corretos e outra não.

Ou ainda, você pode colocar um cartaz primeiramente com os erros, pedindo que os funcionários anotem quais são e então premiar aqueles que tiveram mais acertos.

5. Faça uma patrulha pela Segurança

Esta ação pode ser promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), pelos membros do departamento de comunicação ou RH da empresa. Em um determinado dia não divulgado aos colaboradores, o grupo pode realizar uma patrulha nas dependências da empresa para conferir como está a segurança e a utilização dos EPIs, por exemplo.

Para cada colaborador que estiver de acordo com as normas de segurança, a equipe entrega um adesivo e um presente, como um chocolate. Já para aqueles que não estiverem totalmente de acordo, a equipe não entrega o presente, mas sim uma cartilha do Abril Verde com as informações de segurança.

6. Realize palestras e Treinamentos

Uma das melhores formas de disseminar informações sobre o Abril Verde e a segurança e prevenção à acidentes de trabalho é por meio de palestras e treinamentos. Se você tiver profissionais capacitados na sua empresa, eles podem realizar estas ações, mas outros profissionais também podem ser convidados para contribuir.

O mês é uma ótima oportunidade para acontecer a reciclagem de treinamentos e promover novas medidas voltadas à segurança dos colaboradores.

7. Abril Verde na TV Corporativa

Se a TV Corporativa é um dos canais de comunicação interna da sua empresa, você pode utilizá-la para promover a campanha e contribuir com as ações de endomarketing. Crie templates específicos para a segurança do trabalho como, por exemplo, “Dias sem acidentes”, “CIPA” e “Brigada de incêndio”, a TV Corporativa pode comunicar regularmente sobre a importância de seguir os protocolos, reforçando a informação e tornando isso um hábito entre os colaboradores.

8. Crie uma vinheta 

Em uma vinheta oficial para a campanha divulgue as informações mais importantes, como o objetivo, a importância e use-a para destacar que a empresa se preocupa com a segurança dos colaboradores.

9. Utilize as redes sociais para fazer vídeos de segurança 

Grave vídeos de até um minuto com os próprios colaboradores ensinando como colocar os EPIs e seguir as normas de segurança. Além de ter um conteúdo personalizado para postar nas redes sociais, você incentiva a participação de todos para utilização dos equipamentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn