Após anunciar investimento de R$ 1 bi, startup busca clientes para expandir serviço de transporte de encomenda nos bagageiros dos ônibus.
Líder nacional na intermediação de viagens rodoviárias, a startup Buser entra agora de vez no segmento de logística. O Buser Encomendas é voltado inicialmente a empresas (B2B) e atende plataformas e integradoras logísticas, e-commerce (varejistas e marketplace) e indústr ias. Assim como se destacou no setor de viagens de passageiros com preços abaixo do mercado, a startup inicia suas atividades de transporte de mercadorias com preços até 50% menores do que a concorrência.
A receita para praticar preços mais baixos é simples: a Buser já conta com uma imensa frota parceira (mais de 1.200 ônibus, nos períodos de pico) circulando pelo País com passageiros. “Foi uma escolha natural: aproveitar o espaço nos bagageiros para rentabilizar a operação”, afirma Gabriela Miranda, diretora de novos negócios na Buser. “Além do preço mais baixo, a rapidez é outro diferencial, já que podemos chegar com a nossa rede de ônibus parceiros a 410 cidades por meio de 3.700 trechos. Embora a gente prometa entrega em até 24 horas, estamos conseguindo fazer algumas em até 8 horas”, afirma Gabriela.
Em junho, o volume de encomendas triplicou em relação ao início da operação, um mês antes. A expectativa da Buser para o ano que vem é chegar ao transporte diário de 1.500 toneladas diárias de encomendas.
Para dar ainda mais agilidade às entregas, dependendo da necessidade do cliente, a empresa oferece o chamado “last mile” (última milha, em inglês), entregando e coletando encomendas dentro das cidades, no modelo porta-a-porta, o que permite chegar diretamente na casa do consumidor.
O Buser Encomendas oferece toda a integração tecnológica ao sistema dos clientes, facilitando e tornando ainda mais estratégica a gestão no envio das encomendas. “As mercadorias contam com acompanhamento em tempo real usando o sistema de telemetria, com o apoio de nossa torre de controle 24h por dia para monitorar os dados. Isso tudo garante ainda mais segurança ao transporte. A Buser nasceu com o DNA de oferecer qualidade e altíssimo nível de serviço aos passageiros. No transporte de encomendas queremos nos superar ainda mais”, ressalta Gabriela. Todas as cargas despachadas também estão seguradas.
Ao promover um tipo de transporte que usa a economia compartilhada, o Buser Encomendas mostra-se um modelo mais eficiente do que o transporte de cargas comum. Otimizando o espaço disponível nos bagageiros, o serviço consegue entregar mais rápido e por um preço menor, aumentando o nível de serviço em relação a uma transportadora tradicional.
Entre os principais clientes do Buser Encomendas, até o momento, estão a Metalfrio, fabricante de soluções tecnológicas para refrigeração que conta com 350 produtos no portfólio, e a CargoBr, startup de soluções logísticas que tem o objetivo de reduzir o prazo de entregas e o custo dos fretes. Para mais informações sobre o Buser Encomendas, acesse: https://encomendas.buser.com.
Sobre a Buser – Fundada em 2017, a Buser nasceu com a missão de promover serviços de transporte melhores e a preços mais acessíveis. Nos três primeiros anos de atividade, a empresa promoveu o fretamento colaborativo com uma plataforma para conectar viajantes a empresas de ônibus no qual os passageiros dividem a conta final do fretamento. Nos últimos meses, a startup evoluiu, passando a ser uma plataforma de mobilidade coletiva multi-serviços, atuando também como marketplace de passagens, em parceria com grandes companhias, e agora com o Buser Encomendas. A Buser conta com mais de 400 parceiros (entre fretadores e viações maiores), utilizando aproximadamente 1.200 ônibus. A startup já conta com quase 4 milhões de pessoas em sua plataforma digital.