Aos 34 anos, Hugo Matos comemora a expansão do negócio familiar no qual trabalha desde criança: a barraca de cachorro-quente de sua mãe, chamado Cachorro- Quente da Tia. Em 32 anos, a barraquinha se transformou em trailer, em Kombi e até hoje segue com o tradicional lanche e reconhecimento na Praça Professora Camisão, na Freguesia, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Em abril, eles conseguiram montar a segunda unidade, confortavelmente instalada em uma loja no bairro vizinho, Taquara.
Com alguns remanejamentos de organização e gestão internos, a produção média mensal do quiosque passou de 12 mil para 15 mil cachorros-quentes, número de vendas que logo será alcançado pela nova loja, o que motiva Matos a planejar a terceira unidade.
O Cachorro-Quente da Tia conta com 18 funcionários. Entre eles, Ronaldo, que trabalha com a família há 16 anos, é padrinho de casamento de Hugo e um dos responsáveis por legar o espírito da “Tia” na qualidade e atendimento. “Minha mãe sempre foi muito preocupada com a higiene e atendimento ao público, e conseguiu uma receita bacana para estes quesitos. Trabalhava todas as noites, de terça a domingo, mesmo eu e meu irmão ajudando. Conseguimos afastá-la do trabalho quando ela já estava com mais de 60 anos. Mas o molho ainda é feito por ela.”
Quando o Cachorro-Quente da Tia foi criado, Hugo tinha dois anos. Adolescente, aos 16 anos, Hugo viu o pai abandonar a família. “Além do marido, minha mãe perdeu o sócio, porque eles sempre trabalharam juntos e ele levou até os equipamentos. Neste momento me engajei, eu e meu irmão contatamos os fornecedores, começamos a acertar a regularização da empresa e demos continuidade.
Sem formação universitária, Hugo se amparou em cursos do Sebrae para tocar o negócio, como o Empretec. Hoje conta com uma consultoria de recrutamento, seleção e treinamento e outra de gestão de negócios. “Fidelizar a mão de obra foi uma das nossas dificuldades, montar uma equipe unida e comprometida”.
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