Como engajar o consumidor no mundo virtual? Esse é o grande desafio de empresas contemporâneas, que precisam tornar seu público-alvo um seguidor fiel e replicante de posts e comentários favoráveis à marca. Para o especialista em marketing Gabriel Rossi existem cinco regras fundamentais a serem adotadas.
1 – Siga o comportamento de seu público-alvo. Não siga a tecnologia. Faça uma avaliação pormenorizada, respondendo às seguintes perguntas: Em quais redes sociais seu consumidor se comunica? Por quem ele é influenciado e quem ele influencia na web? Como ele interage online com outros consumidores? Como ele utiliza a tecnologia do ponto de vista de seu produto. Com estas respostas em mãos, você terá obtido um perfil detalhado de seu consumidor e terá meios de atender a suas expectativas;
2 – Determine a personalidade e os valores da marca que coincidem com o público-alvo. Explore essa sinergia de forma criativa com recursos como storytelling;
3 – Ouça e monitore. Nenhuma marca consegue construir credibilidade sem que seus stakeholders percebam que estão sendo ouvidos de maneira sincera. Na era digital, em que indivíduos ganham cada vez mais poder de influência, é importante que as empresas mostrem que estão interessadas em ouvir e descer do pedestal corporativo, dando e recebendo feedback diário;
4 – Online para offline. Uma vez estabelecida a conexão virtual, leve-a para o mundo real como forma de nutrir e fortalecer os relacionamentos. Um exemplo é a organização de eventos presenciais com os membros mais ativos que acompanham sua marca nas redes sociais;
5 – Tenha paciência. É necessário tempo para encontrar o tom adequado nas mídias sociais. Erros acontecem e o jogo virtual tem como moeda a confiança e credibilidade. Isto não surge de uma hora para outra.