Cinco dicas para ser competitivo durante os Jogos Olímpicos

Sebrae estima que cerca de 195 mil micro e pequenas empresas de turismo podem se beneficiar com a exposição do Brasil em todo o mundo graças aos Jogos Olímpicos, que começam dentro de pouco mais de um mês, no Rio de Janeiro. Muitos turistas estrangeiros deverão aproveitar ao máximo o momento das Olimpíadas para conhecer diversos destinos turísticos do país, oportunidade de negócio para pequenas empresas que atuam no setor de turismo, tanto aquelas que estão situadas nas cidades-sede quanto as demais que não receberão diretamente atividades do evento.

Pensando nisso, o Sebrae preparou uma série de dicas para que o empresário possa aproveitar as possibilidades geradas por ocasião das Olimpíadas, bem como para colher resultados duradouros para seu negócio, mesmo após o término do evento. A cartilha Cinco dicas para ser competitivo nos Jogos Olímpicos – Rio 2016, disponível gratuitamente no Portal Sebrae, lista pequenas ações que a empresa de turismo deve colocar em prática para aproveitar a vinda dos turistas estrangeiros e fazer bons negócios antes, durante e depois do megaevento esportivo.

ADEQUE SEUS SERVIÇOS AOS TURISTAS ESTRANGEIROS

Os turistas estrangeiros trazem consigo culturas e costumes diferentes. Dominar todas essas características específicas é uma questão muito complexa, porém, algumas precauções podem ser aplicadas para o bom atendimento ao estrangeiro:

– Esteja pronto para atender seu cliente em outros idiomas. Dê preferência ao inglês e ao espanhol.

– Personalize seus produtos. Pense em formas de marcar a experiência do seu cliente envolvendo situações em que ele se sinta misturado às culturas e populações locais.

TENHA UM RELACIONAMENTO ON-LINE COM OS CLIENTES

As empresas devem marcar constante presença on line para se manter competitivas no mercado. Estudo do Google de 2014 mostra que 65% dos turistas de lazer e 69% dos turistas de negócios recorrem à web para planejar suas viagens. Algumas ações simples podem ser implementadas para valorizar sua marca:

– Crie ou reforce sua imagem nas redes sociais, com um site, uma fanpage, umblog,  uma página no Instagram, um perfil no Twitter ou uma loja virtual, por exemplo.

– Utilize mecanismos para avaliar se seu conteúdo está de acordo com seu público-alvo. A quantidade de curtidas, compartilhamentos, respostas e pessoas alcançadas por suas postagens é um bom indicador.

USE O DESIGN COMO DIFERENCIAL

O design é um elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços que aperfeiçoa a produção e reduz custos, valoriza a marca e aumenta a competitividade.

– Analise sua marca e verifique se ela transmite a imagem correta da empresa e de seus produtos e serviços.

– Use estratégias de design para o aperfeiçoamento do seu site. As informações principais devem estar dispostas de maneira clara e atrativa. Dê preferência para a utilização de imagens e gráficos.

DIVERSIFIQUE OS CANAIS DE VENDAS

Adapte seus canais de venda para conseguir atingir pessoas com hábitos diferenciados de compra é essencial.

– Busque oportunidades na economia compartilhada. Plataformas como o Airbnb já permitem a oferta de produtos em seus canais, por exemplo.

– Aposte em sites e aplicativos de avaliação e recomendação, como o TripAdvisor.

INVISTA NA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Uma postura responsável do empreendimento faz com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atua e reduz custos operacionais.

– Prefira comprar em lojas próximas e de preferência para as que tenham práticas socioambientais em suas operações.

– Faça separação do seu lixo e destine corretamente os resíduos sólidos de sua empresa. Se seu empreendimento realiza essas ações, comunique. Atualmente, grande parte dos turistas dá preferência a empresas que possuem responsabilidade socioambiental.

 

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