Como está o planejamento estratégico de 2023 da sua empresa?

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Metodologia, ferramentas e conhecimento de tendências do futuro podem ajudar nessa jornada

Começar o planejamento do negócio com antecedência é essencial para alcançar metas, reduzir riscos, melhorar a lucratividade e o crescimento de qualquer empresa, independentemente do setor de atuação ou porte. Diante das turbulências no cenário econômico atual, planejar se torna ainda mais importante, até mesmo obrigatório, pois são as mais bem preparadas que se sobressaem na adversidade. Já começou a pensar no planejamento estratégico de 2023 e qual a melhor forma para elaborá-lo?

Em uma rotina de muitas demandas e outras prioridades, acabamos entrando no tal “piloto automático” e não pensando sobre o processo de planejamento estratégico. Poderia ser mais ágil? Mais colaborativo? Em um formato mais enxuto e de fácil visualização e atualização? A Hyper Island, rede global de cursos e consultoria de negócios, acredita que sim e propõe uma reflexão sobre o assunto.

“O planejamento para 2023 deve considerar o ser humano como centro, a colaboração como ponto de partida, a agilidade como necessidade básica e a diversidade como seu atributo mais forte. Ainda que objetivos, estratégias, metas e ações continuem a fazer parte da nossa linguagem nas empresas, o ato de planejar, como tudo dentro das organizações, vem se transformando. E se tem uma coisa que a pandemia reforçou é a importância do planejamento e da agilidade na sua atualização e na tomada de decisões”, afirma o uruguaio Benito Berretta, que responde pelos negócios da Hyper Island nas Américas, com o comando das operações baseado entre São Paulo e Nova York.

O executivo continua: “No processo de planejamento, não basta apenas o trabalho em equipe, mas também ouvir a diversidade de vozes, e focar não somente no produto ou serviço, mas nas pessoas, suas dores, pontos de vistas e necessidades. E tudo isso só é possível e realmente funciona tendo conhecimento de metodologias e ferramentas que vão tornar o trabalho mais dinâmico. As pessoas não têm mais tempo para reuniões infinitas e documentos de páginas e mais páginas”. Pensando nisso, a Hyper Island está disponibilizando gratuitamente, em suas redes sociais, um e-book com três ferramentas: Gestão de Polaridades, Consequências Não Intencionais e Mapeando Ecossistemas. Acesse e conheça aqui.

Personalizado – Hyper Planning é o programa de planejamento estratégico da Hyper Island. Ele facilita a jornada do planejamento estratégico nas empresas a partir de metodologias ágeis e colaborativas – levando ainda insights sobre o futuro de cada mercado. Utiliza a Metodologia 3U para entender problemas, desenhar estratégias e entregar um plano de ação tático para o cliente. Ao final da jornada a empresa recebe um documento com os resultados do projeto. O formato do processo pode ser presencial, remoto, ou híbrido e é totalmente customizável, de acordo com as necessidades da organização. Após a reunião de briefing, um programa específico é criado para a jornada de planejamento estratégico da companhia.

“Facilitamos jornadas de aprendizagem onde os próprios stakeholders da empresa constroem juntos as respostas. Além disso, a partir do briefing, trazemos uma curadoria especial e ajudamos a empresa a se atualizar com as ferramentas mais atuais. Nossas jornadas são pensadas para trazer resultados a curto e longo prazo. Nossa metodologia tem foco em trazer um aprendizado parametrizável, para que o investimento tenha um retorno definido e claro”, conta Carlos Zuccolo, head de Business Transformation para países de língua portuguesa na Hyper Island.

A partir da experiência de mais de 25 anos ajudando empresas no mundo inteiro, a Hyper Island criou uma jornada com ferramentas especialmente escolhidas para a criação de um planejamento estratégico contemporâneo e criativo. A metodologia chamada 3U potencializa indivíduos a se tornarem agentes de mudança e cria um movimento de transformação visível a curto prazo e sustentável em longo termo.

“Nossa metodologia 3U busca aproveitar o melhor do Design Thinking, Lean e Agile, combinando estes princípios em um fluxo criativo poderoso, que alavanca a contribuição de cada membro da equipe”, explica Zuccolo.

Depois do briefing, o primeiro passo recomendado pela Hyper Island é o UNCOVER: fazer a retrospectiva de 2022, se apaixonando pelo problema a ser solucionado. Pensar em insights e provocações sobre o futuro, explorar oportunidades emergentes e fazer o delineamento de objetivos e indicadores fazem parte nesse ponto. O segundo passo é o UNLOCK: criação de hipótese, mash up de ideação e desenho de estratégias, com definição de prioridades iniciais e seleção de ações. A terceira etapa é o UNLEASH: é a Tomada de Decisão Tática, com a criação do Plano Desenvolvimento de Roadmap e Canva de Estratégia, com a preparação para a fase de sustentação. Bayer, Kimberly Clark, Colgate e Adidas são algumas empresas que já aplicaram o 3U com a Hyper Island.

 

Sobre a Hyper Island – A Hyper Island é uma escola de negócios e inovação – com serviços de consultoria – que cria experiências de aprendizagem para indivíduos e organizações se adaptarem, liderarem e transformarem em um mundo em constante mudança, usando a abordagem que chamam de “The Hyper Island Way”™. Na Hyper Island, o foco é nas necessidades reais e imediatas do mercado de trabalho e dos próprios alunos. Construtivista, incentiva os alunos a fazerem coisas juntos, alavancando o poder de aprender juntos e aprender uns dos outros, como protótipos, modelos, planos, argumentos de venda para ajudar a enfrentar esses desafios. A Hyper Island fornece o kit de ferramentas e metodologias necessárias para apoiar seus alunos a criar, explorar e imaginar seus futuros possíveis e desejados e como conseguir chegar neles.

Fundada na Suécia, está presente no Reino Unido, Cingapura, Estados Unidos, Suíça e Brasil. Em mais de 25 anos, já impactou mais de 15 mil alunos, 10 milhões de pessoas e 1800 organizações. No Brasil desde 2014, localizada em São Paulo, a Hyper Island oferece cursos de curta e longa duração, on-line, presenciais e híbridos divididos em três pilares: liderança e cultura; inovação e negócios e comunicação e experiência. Entre os mais populares estão aceleração digital, futuros presentes, lifelong learning e liderança do futuro.

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