Por Haroldo Matsumoto
O primeiro passo para a gestão eficaz de uma empresa, seja qual for seu porte ou área de atuação, é realizar um planejamento estratégico. A afirmação é verdadeira e bastante conhecida entre empreendedores e gestores de negócios, no entanto, ainda é comum encontrar empresas, especialmente entre as micro e pequenas, que operam de forma reativa, sem um planejamento claro.
A falta de um plano especial ocorre, em muitos casos, como consequência de uma rotina baseada em processos ineficientes, gerenciamento ineficaz, falta de direção, inconsistência nas decisões e dificuldades de adaptação às mudanças de mercado.
Esses desafios, no entanto, podem ser facilmente sanados com uma abordagem correta e transformados em oportunidades de crescimento e sucesso.
Outra boa notícia é que o planejamento estratégico não precisa ser algo complexo.
Tomando por base os anos de atuação oferecendo suporte a diversos tipos de empresas, afirmo que a elaboração de um plano eficaz e coerente, que alinhe todos os esforços da empresa para objetivos comuns, será suficiente para colocar a operação no rumo certo.
Para começa, recomendo que sejam definidos pontos especiais, como a Visão, Missão e Valores do negócio, caso eles ainda não estejam claros. Esses elementos são pilares importantes, que vão balizar a tomada de todas as decisões. Inclusive, eles serão importantes para outro aspecto fundamental do negócio: a cultura organizacional.
Afinal, é ela que guiará a tomada de decisão e norteará as atitudes do colaborador, especialmente quando ele estiver sozinho diante de uma determinada situação. É importante ressaltar, que todas as empresas têm uma cultura organizacional estabelecida, seja ela desenvolvida pelo empreendedor ou instalada na empresa sem um direcionamento correto.
Depois disso, objetivos e metas reais, que possam ser atingidos, precisam ser estipulados. Para facilitar o estabelecimento das estratégias, oriento que as metas sejam desdobradas em objetivos menores, que devem ser atribuídos a diferentes equipes. Dessa forma, toda a empresa trabalhará buscando uma mesma direção.
Paralelo a todos os esforços, é interessante que se faça o monitoramento e avaliação do andamento do plano de ação estabelecido. Dessa maneira, torna-se possível acompanhar o progresso em relação às metas e objetivos e, principalmente, fazer ajustes sempre que houver necessidade para garantir que a empresa permaneça no caminho certo para alcançar os objetivos estipulados.
Aproveito para esclarecer que é muito natural que as lideranças e equipes tenham dúvidas conforme as atividades são realizadas ou ao se depararem com processos internos ineficientes, que precisem de reorganização. Como consequência, podem acontecer atrasos no cronograma estabelecido, aumento de custos, perda de qualidade e outros desafios. Porém, convém encarar esses obstáculos, se e quando
surgirem, com clareza e buscar soluções que possam contornar as questões de forma rápida e prática, minimizando os impactos para a evolução do negócio. Quando não for possível encontrar a resolução dessa maneira, vale reunir o time e recalcular as rotas,
afinal é para isso que planejamentos são traçados: para serem revisitados e reorganizados sempre que necessário.
No caso de empresas cujas estruturas estejam bem estabelecidas, é interessante, por exemplo, analisar aspectos que possam contribuir para um aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento anual. Pense no que pode ser feito para alcançar resultados positivos e expressivos. Será o momento, por exemplo, de investir no lançamento de um produto diferente ou de apostar em um serviço complementar aos que já são oferecidos? Ou a alternativa mais interessante é investir em mais capacitação para o time? Para obter respostas é importante fazer uma análise do desenvolvimento das operações no ano anterior, muitas vezes olhando as atividades
mês a mês, a fim de entender quais áreas devem ser reforçadas. Pense a respeito!
*Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.
www.prosphera.com.br