Como recorrer ao crédito e terminar o novo ano com o caixa positivo

O fundador e CEO da Nexxera, Edson Silva (foto em destaque), aponta como utilizar o crédito para equilibrar as contas e conseguir um melhor resultado financeiro da empresa

Quando o empreendedor utiliza um crédito, busca um “dinheiro”, a conclusão é de que está se contraindo uma dívida. Edson Silva, fundador e CEO da Nexxera, uma das maiores empresas de tecnologia do país focada em gestão financeira, diz que isso é um erro muito comum e que pode ser grave. “Se não há dinheiro em caixa para se manter ou crescer vai usar recursos de onde? Agiota, antecipações não planejadas, cheque especial, empréstimos sem garantia e outras modalidades com alto custo de juros? O final dessa trajetória pode ser a quebra da empresa”, sustenta.
O crédito, para o comandante da Nexxera, significa um capital com custos bem dimensionados, de acordo com a capacidade de pagar e quando pagar do empreendedor. “Os juros de instituições financeiras são sempre muito inferiores aos créditos alternativos, sem segurança. O empreendedor tem que ter o poder de negociar. Ele pode querer comprar à vista, com desconto, e pagar de forma planejada, dentro de prazo que seja menos oneroso e assim fechar o ano com o caixa positivo”, defende.

Obstáculos e soluções
A má gestão de caixa ocorre quando o empreendedor busca crédito na hora errada, na quantidade errada, sendo obrigado a fazer pagamentos quando não há dinheiro no caixa ou antes de receber por vendas e pagar à vista, com uso muitas vezes de cheque especial e até de agiotas. Isso tudo acaba por corroer os lucros financeiros. Mesmo que todo o valor a receber seja maior que o pago, os custos da gestão tornam a operação deficitária.

A seguir veja 11 obstáculos ou soluções e novas oportunidades que podem surgir no dia a dia do empreendedor:

1. As dificuldades financeiras temporárias
Essas dificuldades financeiras podem ocorrer devido a uma queda nas vendas, atraso nos pagamentos de clientes ou outros fatores. Nesse caso, o empreendedor pode solicitar o alongamento de prazos junto aos fornecedores para ter mais tempo para pagar suas obrigações.
2. Investimentos de longo prazo
Com investimento de longo prazo, a partir da aquisição de equipamentos, expansão de instalações ou desenvolvimento de novos produtos, o empreendedor pode precisar de um alongamento de prazos para pagar as parcelas do financiamento de forma mais adequada ao fluxo de caixa do negócio.
3. Negociação de empréstimos
Com empréstimos bancários em andamento e se estiver enfrentando dificuldades para cumprir os pagamentos devido a problemas financeiros temporários ou mudanças nas condições de mercado, o empreendedor pode buscar a renegociação do prazo de pagamento com o banco, para evitar inadimplência.
4. Adaptação a mudanças
Se um empreendedor operar em um setor que está passando por mudanças significativas, como uma crise econômica ou uma alteração nas preferências dos consumidores, ele pode necessitar do alongamento de prazos para se ajustar às novas condições de mercado e manter a sustentabilidade do negócio.
5. Reestruturação financeira
Em casos de reestruturação financeira do negócio, como fusões, aquisições ou mudanças na estrutura acionária, o empreendedor pode buscar o alongamento de prazos para reorganizar suas obrigações financeiras e garantir a continuidade do negócio durante o processo de transição.
6. Eventos Imprevistos
Situações imprevistas, como desastres naturais, problemas de saúde ou eventos inesperados, podem impactar negativamente as finanças de um empreendedor. Nessas circunstâncias, o alongamento de prazos pode ser necessário para lidar com as despesas adicionais e permitir a recuperação do negócio.
7. Investimento em expansão
Se um empreendedor planeja expandir seu negócio, pode precisar de crédito para financiar a abertura de uma nova filial, aumentar a capacidade produtiva, adquirir equipamentos ou ampliar sua equipe.
8. Lançamento de novos produtos ou serviços
Se um empreendedor deseja desenvolver e lançar um novo produto ou serviço, pode precisar de crédito para financiar a pesquisa e desenvolvimento, produção, marketing e distribuição do novo lançamento.
9. Ciclos sazonais
Setores que têm ciclos sazonais, como turismo ou varejo, podem precisar de crédito para cobrir as despesas durante períodos de baixa demanda ou preparar-se para a alta temporada.
10. Recuperação de emergências
Em casos de eventos imprevistos, como desastres naturais, incêndios ou outros incidentes que afetem negativamente o negócio, um empreendedor pode buscar crédito para ajudar na recuperação, cobrindo despesas de reparo, reposição de estoque ou reabertura do negócio.
11. Capital para startups
Empreendedores que estão iniciando um novo negócio podem recorrer a crédito para financiar os custos iniciais, como pesquisa de mercado, desenvolvimento de protótipos, registro de patentes, aluguel de espaço e investimento em marketing.

Parceria pelas boas práticas de gestão

A Nexxera e a Empreendedor fecharam uma parceria para propagar e ampliar a cultura das boas práticas de gestão financeira e empresarial entre os empreendedores de todos os portes. A Nexxera, que pertence ao Grupo Nexxees, é a principal provedora de soluções e serviços financeiros e mercantis do país. Trabalha com as 150 maiores instituições financeiras, além de grandes indústrias e varejistas. Apenas em 2022, a empresa contabilizou R$ 7 trilhões em transações de pagamentos e recebimentos entre fornecedores, clientes e usuários de produtos e serviços.
Todas as grandes organizações, seja banco, indústria ou varejo, operam com uma cadeia muitas vezes de milhares de pequenos empreendedores, fornecedores, clientes e usuários. Para atender esse grande universo empresarial, a Nexxera lançou o programa de gestão NIX (para micro e pequenos empreendedores) e o HUBLY (para médias e grandes empresas).
Com uso de tecnologia própria, exclusiva, além de oferecer a estão financeira completa e eficiente para as diferentes empresas, a Nexxera também possibilita para os empreendedores de todos os portes o acesso a crédito com taxas mais acessíveis, aproveitando o relacionamento que mantém com as grandes instituições financeiras, indústrias e varejistas. Na concessão do crédito, a Nexxera significa para o pequeno empreendedor uma espécie de aval junto às instituições financeiras.
Pela parceria com a Empreendedor, pioneira em conteúdos de empreendedorismo no Brasil, que completa 30 anos no mercado nacional em outubro de 2024, todos os clientes da Nexxera terão acesso ao portal e a revista mensal Empreendedor. O objetivo dessa parceria é tornar a Empreendedor um hub de educação e formação empreendedora, com foco na gestão empresarial para todos os empreendedores que se relacionam com a Nexxera.

Facebook
Twitter
LinkedIn