Segundo uma pesquisa realizada em 2021 pela Statista Research Department, no Brasil há 120 milhões de contas no WhatsApp, o que coloca o país em segundo lugar no mundo em número de usuários(as), atrás apenas da Índia. E a previsão é que esse número chegue a 147 milhões em 2022.
Já em relação ao WhatsApp Business, desde o seu lançamento, o aplicativo deixou de ser apenas um meio de comunicação, por meio de mensagens de texto, e se tornou uma ferramenta para empresas atraírem e conquistar mais clientes.
O perfil dos consumidores também está mudando cada vez mais. De acordo com um levantamento da Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas.
Contudo, muitos ainda não entendem os benefícios que o aplicativo alinhado com o e-commerce, podem trazer. Pensando nisso, Bruno Ribeiro, fundador da Snapbot, plataforma de comunicação e automação de diálogos pelo WhatsApp, resolveu listar cinco benefícios que o canal de comunicação pode entregar para e-commerces:
1 – Atendimento 24 por 7
É muito comum entre e-commerces de todos os segmentos que os picos de tráfego, visitas ao site, aconteçam durante o período noturno, a explicação mais simples para isso é que de noite as pessoas têm mais tempo em casa para pesquisar e comprar, por isso, manter um canal de comunicação disponível 24 horas por dia pode resultar em um acréscimo significativo de vendas. É possível implementar um chatbot através do Whatsapp que seja capaz de esclarecer automaticamente as principais dúvidas dos seus visitantes, assim deixando o caminho para a compra desimpedido para eles e para os que precisarem de algum tipo de suporte humano, pode-se colocá-los em uma fila de atendimento para que sejam atendidos no primeiro horário do próximo dia de operação da sua loja virtual.
2 – Mais segurança e confiança
Sabe-se que um dos principais impedimentos para que um e-commerce adquira novos clientes é a falta de confiança na marca e de segurança com seus dados, pessoais e financeiros. O Whatsapp pode atuar de forma integrada com um e-commerce fazendo comunicados transacionais a cada movimentação de um pedido, notificando o cliente sobre a confirmação de recebimento do pedido, da situação do pagamento, entre outros. O e-commerce que atua dessa forma certamente gerará credibilidade e confiança para esse novo cliente, aumentando significativamente as chances dele efetuar uma nova compra no futuro ou de indicar a loja.
3 – Menos suporte
É natural que todo cliente após realizar uma compra sinta-se ansioso pelo recebimento de seu pedido, no entanto, isso faz com que o SAC dos e-commerces sejam abarrotados de perguntas sobre o rastreio de um pedido. Quase sempre as informações sobre o rastreamento de transporte de um pedido são enviadas por e-mail e mesmo assim os clientes acabam acessando o SAC para buscarem elas, isso porque não visualizaram o e-mail ou pelo fato do e-mail ter ido para a caixa de spam.
Uma excelente alternativa para diminuir o volume de atendimento no SAC com solicitações assim, é enviar mensagens no Whatsapp a cada ocorrência de transporte de um pedido confirmado ou, no mínimo, enviar o código de rastreio da transportadora para o Whatsapp.
4 – Menos carrinhos de compra abandonados
Todo e-commerce ao ver a quantidade e valores de seus carrinhos de compras abandonados sonha com o dia em que todos eles se tornarão pedidos, é possível agir para isso. Utilizando cookies pode-se monitorar esses carrinhos abandonados e construir réguas de comunicação através do Whatsapp para aumentar a taxa de conversão de pedidos, dessa forma seu cliente pode receber uma mensagem no Whatsapp quando ele esquecer do carrinho. Além desses lembretes imediatos, uma boa estratégia é oferecer cupons de descontos para que os visitantes retornem ao e-commerce e finalize seu pedido.
5 – Mais receita confirmada
A taxa de pedidos realizados, via PIX ou boleto, que não tem pagamento confirmado, em média, ultrapassa os 50% em alguns e-commerces, isto significa que para cada R$1.000 em pedidos realizados, R$500 não chegam a se concretizar.
Nesse cenário, o Whatsapp tem se apresentado como uma excelente opção para a recuperação de pedidos com essas características. Pode-se enviar mensagens para o cliente lembrando-o do vencimento de um pedido e, caso o boleto já tiver vencido ou o pix expirado, é possível atualizar o vencimento ou prazo de pagamento para possibilitar que o cliente realize o pagamento nas mesmas condições em que realizou o pedido.
“A partir dessas vantagens é possível perceber que o uso de forma profissional e arquitetada do Whatsapp para e-commerces é capaz de oferecer diversos benefícios, e assim, beneficiar toda operação tanto com engajamento quanto com o lucro do e-commerce”, finaliza Ribeiro.
Sobre a Snapbot – A Snapbot é uma plataforma de comunicação via WhatsApp criada em 2018 a partir de uma análise de oportunidade mercadológica realizada por seu sócio-fundador. Ao longo de quase 5 anos de atuação a plataforma sofreu muitas evoluções e apresentou significativos crescimentos em todos os aspectos.