Para sobreviver e crescer em meio às oscilações do mercado é necessário que o empreendedor promova estratégias que acompanhem a sazonalidade, a fim de tirar o maior proveito possível de datas comemorativas, por exemplo. Segundo o analista de Atendimento Individual do Sebrae no Espírito Santo, Vinicius Bastos, datas comemorativas como a Páscoa podem ser benéficas. “Observar com antecedência é essencial, preparando-se para incrementar sua linha de produtos nessa data, a fim de obter lucro”, afirma Vinicius, ressaltando que esses produtos precisam ter uma afinidade com a comemoração em questão.
O analista do Sebrae no ESpírito Santo explica que é importante diversificar a produção para manter as vendas, pois a baixa de um produto ou serviço é compensada pela demanda maior de outro no mesmo período. “No caso da Páscoa, a dica é criar uma nova linha de produtos ou desenvolver uma nova frente de negócios que possa acompanhar a sazonalidade”, destaca Vinícius.
Osmar Rodrigues Souza é consultor da Padaria Província do Pão na Praia da Costa, em Vila Velha. Ele entende a necessidade de inovar e diversificar a produção para manter as vendas, tanto que usa datas como a Páscoa para ganhar um dinheiro extra. “Juntamos a necessidade de agregar valor aos nossos produtos e a oportunidade que a data oferece. O investimento nos rende produtos temáticos e um aumento de, no mínimo, 20% nas vendas”, conta Osmar, que participou de cursos voltados para área de gerência no Sebrae no Espírito Santo.
Algumas dicas são fundamentais para quem lida com um negócio sazonal. Segundo Vinicius, é importante planejamento e organização do fluxo de caixa para suportar os períodos de baixa e tirar o máximo proveito dos períodos de alta demanda. “Um fluxo de caixa organizado vai garantir sua empresa respirando por todo o ano”, afirma.
Ele ainda chama atenção para os custos fixos, principalmente nos períodos de baixa. “Planejar-se para garantir que suas reservas sustentem os custos fixos é fundamental para a saúde de sua empresa. Algumas medidas podem ser eficientes para que o período das vacas gordas sustente a retração, como aplicar reservas em fundos de investimentos, antecipar a previsão de recursos e terceirizar custos”, aponta.
Por fim, é importante ter sempre criatividade e jogo de cintura para lidar com os períodos sazonais. “Acompanhe de perto os seus clientes e tente manter e incrementar os hábitos de consumo deles com bom relacionamento e oferta adequada”, conclui o analista.