Não é somente de técnicas de engenharia que uma empresa de desenvolvimento de software vive. A aplicação do know how é importante, mas melhor ainda é que ela esteja aliada a boas práticas de gestão empresarial. Analisando a dificuldade das empresas de TI em encontrar a metodologia adequada para um bom gerenciamento dos projetos, o Sebrae passa a disponibilizar a consultoria Como melhorar os processos de software?.
A ação, que é realizada por meio da solução Sebraetec, apresenta a micro e pequenas empresas do segmento as ferramentas que podem aprimorar a tarefa de construção de softwares, de forma planejada e integrada às necessidades e metas do negócio. O investimento na consultoria é compartilhado: o Sebrae subsidia 80% do valor e o restante (20%) é arcado pela empresa.
Voltada para gestores e colaboradores de empresas do ramo, a consultoria trabalha ferramentas de qualidade, métodos inovadores, boas práticas, normas e técnicas que possam viabilizar o aprimoramento da qualidade dos produtos. Além disso, trabalha a otimização da produção, possibilitando um melhor desempenho da atividade, com a redução de desperdícios e riscos e o cumprimento de prazos estipulados, contribuindo para a satisfação dos clientes e a geração de maior lucratividade para a organização.
Segundo a gestora de Projetos e Serviços do Sebrae Bahia, Christiane Rabelo, as ações asseguram bons resultados para o empreendimento. “Com a adoção de técnicas de gestão, normas específicas e uma melhor organização dos processos, as empresas de engenharia poderão conquistar resultados satisfatórios de produção e fidelização de clientes”, pondera. Ela afirma ainda que, com as mudanças, muitas vezes os resultados já podem ser observados nos primeiros seis meses de implantação da consultoria.
Programação
Com uma carga horária de 450 horas, a consultoria pode chegar a um período máximo de dois anos, de acordo com cada perfil empresarial. O trabalho dos consultores é dividido em três etapas – apresentação de projeto pela empresa e nivelamento, diagnóstico empresarial x planejamento, e gestão de times.
O diagnóstico é feito com a utilização dos dois modelos de maturidade de software CMMI e MPS. BR, utilizados para auxiliar as empresas na evolução da qualidade do produto. Nesta etapa, os consultores analisam os pontos fortes e as oportunidades da empresa no mercado.
Os empresários receberão o plano de ação, com soluções adequadas à realidade de cada empreendimento. O plano será adotado sob o monitoramento da equipe de consultoria, que acompanhará o trabalho, orientará e indicará outras alternativas para a melhora do processo.
É possível ter mais informações e realizar inscrições pelo telefone (71) 3320 4575, ou pelo e-mail chris.rabelo@ba.sebrae.com.br.