Digitalização do serviço público impulsiona empresas do setor

Ganho de eficiência na gestão e melhoria na oferta de serviços estão entre fatores que aumentam demanda por tecnologia

Tendência irreversível, que ganhou ainda mais velocidade na pandemia, a digitalização dos serviços públicos contribuiu para o crescimento da IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de ferramentas em nuvem para a gestão municipal. Em 2021, a expansão nos negócios foi de 30%. “Só nos últimos meses do ano, assinamos 59 contratos com Prefeituras, Câmaras de Vereadores e outros órgãos da administração de cidades catarinenses, paulistas, mineiras, gaúchas e paranaenses”, diz o presidente, Aldo Mees. A empresa tem mais de 550 clientes e a expectativa para 2022 é repetir o percentual de crescimento dos últimos 12 meses. “A digitalização é um caminho sem volta. Ela garante mais eficiência e transparência para a administração e, ao mesmo tempo, comodidade e melhor atendimento para o cidadão”.

No médio prazo há também questões legais que devem estimular a modernização da gestão pública. O Decreto Federal nº 10.540, de novembro de 2020, determina que a partir de janeiro de 2023 os municípios brasileiros usem um sistema unificado para o controle da execução orçamentária, administração financeira e acompanhamento de gastos em todos os órgãos e poderes municipais. “Os gestores terão grande clareza e agilidade no acompanhamento de atos e despesas de toda a máquina administrativa, o que vai aumentar a eficiência do gasto público”, diz Mees. Em 2021, diversos municípios que já utilizam sistemas integrados de gestão apareceram com destaque em avaliações de eficiência da gestão pública feitas por instituições como a Firjan, o Conselho Federal de Administração, a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério da Saúde e o Instituto Aquila.

A expansão da demanda exigiu investimentos. A IPM Sistemas, que já tem um data center próprio instalado no Paraná, comprou um segundo equipamento em São Paulo. Além disso, ampliou a “fábrica” de software que mantém em Rio do Sul, com a abertura de 132 novas vagas para profissionais de áreas como programação e desenvolvimento, e vai ampliar as equipes comerciais e de atendimento. Atualmente a empresa tem 150 vagas abertas nos três estados do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais. Os novos contratados vão reforçar um time que já conta com mais de 500 profissionais.
Facebook
Twitter
LinkedIn