Tornar mais racional e eficiente o consumo de energia e água é muito importante para a sustentabilidade do planeta. Mas evitar gastos desnecessários no negócio é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Quando esses serviços representam uma boa fatia dos custos de um negócio, é mais do que oportuna a reavaliação no modelo adotado pela empresa.
“A busca pela eficiência energética pode se dar por meio de atitudes simples na gestão, no processo produtivo e até mesmo nas atividades mais rotineiras da empresa. Trocar cores de paredes, redimensionar o uso do ar- ondicionado, colocar timers em aparelhos, manter limpos filtros e serpentinas, redimensionar o uso de máquinas e equipamentos são alguns exemplos”, explica Ana Maria Costa Araújo, analista de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Distrito Federal.
Já o uso racional da água também pode representar uma fonte de redução de custos. Em tempos em que é preciso utilizá-la de modo consciente, é de extrema importância a revisão periódica na parte hidráulica da empresa, evitando vazamentos e o consequente aumento na conta. Além disso, existem medidas possíveis para diminuir a sua utilização ou até mesmo o reaproveitamento, que traz grandes benefícios às empresas.
“O Sebrae oferece uma série de soluções voltadas para a eficiência e a sustentabilidade. É fundamental que as empresas se comprometam com o uso racional da energia e da água, assumindo um papel importante para que a nossa economia tenha um desenvolvimento sustentável, o que ainda pode resultar em economia e redução de custos”, explica a gestora.
Dicas para economizar água
– Reduza a vazão das torneiras.
– Procure reaproveitar a água usada no próprio processo produtivo.
– Use a quantidade adequada de produtos de limpeza.
– Use a água da chuva para a limpeza de áreas externas.
– Controle os vazamentos com manutenção preventiva.
– Na descarga, verifique se a válvula não está com defeito. Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
– Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isso significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
– Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
– Não deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a tampada.
– Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e, depois, enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar, são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
– No inverno, a rega de jardins e plantas pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
– Lavar o carro com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar.
Dicas para economizar energia
– Examine sua conta de luz e calcule o seu consumo de energia – Kwh diário, observando sua faixa de consumo = verde, amarela ou vermelha.
– Disjuntores/fusíveis abrindo e quedas de energia quando outros equipamentos estão ligados são sinais de perdas nas instalações, que podem chegar a 2,5%.
– Aquecimento de tomadas, fios e equipamentos, além de perdas de energia, significam riscos de choque elétrico e incêndio.
– O consumo de energia em iluminação pode ser responsável por até 10% a 15% do consumo da eletricidade. Utilize lâmpadas e luminárias eficientes.
– Não deixe a luz ligada quando não é necessário e instale sensores de movimento em passagens e banheiros, por exemplo.
– Um equipamento de ar-condicionado pode consumir mais de 20% de energia por perda. Verifique se seus equipamentos de ar-condicionado estão calculados para o ambiente, não expostos ao sol, com o termostato regulado para 22 graus, portas e janelas do ambiente fechadas, abertura de ar e filtros limpos e calafetação do aparelho com a parede perfeita.
– Geladeiras e freezers devem ter espaços entre eles e paredes maiores que 15 cm e com ventilação natural. As portas se abrem facilmente e, se existem camadas de gelo nas paredes internas, é preciso trocar as borrachas das portas, pois essas perdas de energia chegam a 30%.
– Pelas placas ou manuais dos equipamentos elétricos utilizados, calcule o consumo de cada um por dia e tempo de uso e compare com a leitura do relógio de consumo de eletricidade por período noite e dia.
– Adquira equipamentos e lâmpadas com selos do INMETRO/PROCEL – tipo A. São os mais eficientes existentes.
– Equipamentos ligados sem utilidade e/ou utilizados sem programação otimizada podem ser responsáveis por cerca de 30% do desperdício de seu consumo.