A microempreendedora individual Zenilde dos Santos vem aumentando sua clientela depois de colocar em prática o que aprendeu nos cursos do Sebrae na Bahia. A dona do Pontinho da Marmita, localizado no bairro da Caeira, em Jacobina (BA), tinha dúvidas de como gerir melhor o negócio para continuar em pleno desenvolvimento.
Ao se inscrever nas Oficinas Sei Planejar, Sei Controlar meu Dinheiro e Sei Vender, algumas dificuldades foram identificadas, como diferenciar custos e despesas, administrar taxas dos cartões e formação de preço dos produtos da loja. “Tudo que aprendi nos cursos estou colocando em prática. Não sabia controlar meu dinheiro. Eu misturava o da empresa com o de casa. Agora, planejo meus gastos melhor”.
Realizadas todas as etapas das oficinas, Zenilde conseguiu se organizar e superar os desafios da empresa. “Meu objetivo principal foi o de saber me planejar. Hoje, coloco no papel o que gasto e o que ganho, tudo é anotado. Tenho o controle financeiro da empresa e acompanho diariamente toda a movimentação de caixa. Quando tenho alguma dúvida, vou até o Ponto de Atendimento do Sebrae e lá os atendentes me esclarecem”, explica.
Para o coordenador interino da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Osório Sampaio, o curso é de fundamental importância para entender as dificuldades e a dinâmica dos pequenos negócios. “Muitos microempreendedores individuais que desconheciam como nossa instituição poderia ajudá-los na gestão da sua empresa participam ativamente de cursos e conseguem melhorias, colocando em prática o que aprendem nos eventos”.
Com as mudanças, os resultados surgiram rapidamente. Atualmente, o Pontinho da Marmita chega a fornecer 15 marmitas por dia e ainda recebe pedidos por telefone, sem precisar que o cliente vá até o estabelecimento. “Ando com meu cartão de visita na bolsa e sempre que encontro algum amigo ofereço meu produto. Além disso, meus clientes estão mais satisfeitos”.
Em 2012, Zenilde participou do programa Negócio a Negócio do Sebrae. Nele, é oferecida orientação empresarial gratuita para melhoria da gestão do negócio. O atendimento é presencial e continuado, com foco na gestão da empresa e do planejamento. Também são trabalhadas ações para o sucesso nas áreas de empreendedorismo e gestão administrativo-financeira.