Autora aponta cinco dicas valiosas para tornar seu tempo mais produtivo em 2024

Segundo a psicóloga, especialista em carreira e empreendedorismo, Fernanda Tochetto (foto em destaque), antes de tudo, é preciso ter clareza sobre suas reais necessidades, pois assim fica mais fácil separar as dicas que podem ser de grande ajuda daquelas que são uma perda de tempo

Quando chega esta época de início do ano, após refletirmos sobre o que poderíamos ter feito diferente durante o ciclo recém encerrado a fim de termos uma vida mais feliz, começamos a colocar em prática as mudanças que planejamos. De acordo com a psicóloga, treinadora comportamental, mentora de carreiras e empreendedorismo e autora do livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, uma das grandes frustrações que se costuma ter durante esse período de avaliação está relacionada à carreira, mais especificamente à produtividade.
Segundo a Fernanda, a maioria dos profissionais sente que não consegue entregar suas tarefas no prazo e na forma que deseja e frustra-se porque, diante dessa inabilidade, falha em equilibrar os diversos aspectos de sua vida (saúde, afetiva, social, profissional, espiritual e financeira). Conforme a especialista, mesmo ciente da importância da produtividade para as suas vidas, é muito difícil para as pessoas conseguirem êxito nesse sentido. “Isto porque encontram dificuldades em encaixar as diversas dicas que recebem nesta seara com as peculiaridades das próprias vidas”, diz.
Assim, afirma Fernanda, o primeiro passo que precisam dar é ter clareza de que ponto estão em suas vidas e como vivem, para conseguirem aplicar de modo mais certeiro as dicas necessárias para se tornarem mais produtivas. “Quando sabemos de nossas reais necessidades, fica mais fácil filtrarmos os diversos conteúdos que recebemos sobre produtividade e buscarmos aspectos que, ao serem colocados em prática, agreguem efetivamente à rotina”, explica.
Após essa depuração, entre aquilo que pode realmente ajudar e aquilo que é desperdício de tempo, algumas dicas podem ser de grande valia. A seguir, a mentora de carreiras e empreendedorismo destaca cinco ações que fazem toda a diferença no caminho da produtividade.
“A primeira delas é: ser feliz. Pois é bem mais difícil ter uma rotina produtiva se você não gosta do que precisa fazer”, diz Fernanda, reconhecendo que para algumas pessoas não é tão fácil assim viver a felicidade. Nesse sentido, para elas, Fernanda sugere que procurem atividades prazerosas dentro de suas obrigações diárias. “Construa momentos felizes, seja sozinho, seja com sua equipe, família, amigos. Não economize sorrisos, risadas, piadas e boas conversas”, orienta.
Ter uma agenda realista é a segunda ação que um indivíduo deve praticar com o objetivo de se tornar mais produtivo. “Não adianta baixar o modelo de agenda ou planner daquele famoso. Por mais que você o admire, não tente imitar a rotina dessa pessoa, porque ela tem uma realidade e vive um momento diferente do seu”, diz Fernanda. Conforme a mentora de carreiras, cada aba, cada linha ou coluna de agenda de uma pessoa deve ser personalizada, para que seja funcional e prática e ajude verdadeiramente a lembrar de compromissos, metas e sonhos.
A terceira ação recomendada é movimentar-se. A treinadora comportamental afirma que ter um corpo bem nutrido e bem cuidado é fundamental para que os profissionais aumentem a produtividade e sejam bem-sucedidos. Assim, sugere: é preciso parar de dar desculpas e encontrar tempo na rotina para se alimentar de maneira equilibrada e praticar exercícios físicos regulares. “É uma questão de decisão e prioridade. Para comer de verdade, não é preciso ser rico, é só saber escolher os alimentos certos. Para fazer exercício, estar na academia não é essencial. No Youtube, há inúmeros vídeos criativos de como começar a se exercitar com o que está à sua volta dentro de casa”, diz.
Criar o próprio manual de rotina produtiva é mais uma atitude imprescindível para o profissional que deseja cumprir suas tarefas no trabalho sem negligenciar outros aspectos de sua vida. Para tanto, destaca a psicóloga, uma boa sugestão é combinar as muitas dicas recebidas sobre como ter uma rotina produtiva com o próprio jeito de ser e viver. “Essa junção de fórmulas com o seu dia a dia é que dará velocidade para a sua produtividade e com isso fará com que a sua vida pessoal e profissional comece a fluir”, explica.
A última ação sugerida por Fernanda é usar ferramentas tecnológicas. A mentora de carreiras admite a dificuldade que muitos profissionais têm de utilizar esse tipo de recurso, justamente por não terem afinidade com inovações tecnológicas, mas destaca que, com coragem e humildade, é possível aprender. “A praticidade e o aumento de produtividade que essas ferramentas proporcionam fazem valer à pena o trabalho árduo de aprender a lidar com algo que não se está acostumado”, diz. De acordo com a treinadora comportamental, são inúmeras as ferramentas de produtividade à disposição no mercado, mas o profissional precisa saber escolher, levando em conta sua área de atuação e suas necessidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn