André Cruz, CEO da Digital Manager Guru, explica como essa técnica é uma maneira de personalizar a experiência de compra, aumentar a satisfação e o faturamento
Você sabe o que é upsell? Trata-se de uma estratégia de vendas altamente eficaz para aumentar o valor médio dos pedidos e, ao mesmo tempo, elevar a satisfação do cliente, permitindo que o empreendedor ou vendedor ofereça uma versão aprimorada do produto ou serviço no momento da compra, e garantindo que o cliente tenha acesso a algo ainda melhor. Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey revelou que 71% dos consumidores têm expectativas de interações personalizadas nas compras online, e 76% ficam frustrados quando não ocorrem. Sendo assim, o upsell é uma maneira eficaz de personalizar a experiência de compra, oferecendo produtos ou serviços que agreguem valor, ao mesmo tempo que aumentam a satisfação e o faturamento.
“Um exemplo é quando alguém compra um smartphone e a loja sugere um modelo mais avançado, com recursos adicionais, como maior capacidade de memória ou resistência à água. Nesse caso, o cliente não está apenas gastando mais, mas investindo em uma experiência superior. O upsell eficaz não se trata apenas de maior lucro, mas de entregar algo que realmente supere as expectativas do consumidor”, explica André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma de checkout e gestão de vendas online, que também compartilhou quatro passos para implementar essa estratégia de forma eficaz:
1. Identifique os produtos mais adequados
De acordo com o especialista, analisar o histórico de upgrades dos clientes é uma ótima maneira de identificar suas preferências. “Se muitos trocam a ‘versão 2.0’ pela ‘versão 3.0’, isso indica uma demanda clara, tornando a oferta da ‘versão 3.0’ uma estratégia eficaz. Além disso, observe o mercado e a concorrência para descobrir quais produtos são bem-sucedidos em táticas de upsell”, explica André.
2. Conheça bem seu público-alvo
Entender profundamente seu público-alvo é essencial, então conheça as preferências, necessidades e comportamentos de compra dos consumidores. “Utilize pesquisas, análises de dados e feedbacks para identificar o que realmente importa para eles. Quanto mais informações você tiver, mais eficaz será a personalização das ofertas, aumentando as chances de aceitação. Com um conhecimento sólido do seu público, você pode alinhar suas ofertas de forma a atender suas expectativas e desejos”, aponta o CEO.
3. Crie ofertas personalizadas
Ofertas personalizadas são essenciais para o sucesso do upsell, então é importante utilizar os dados sobre o público-alvo para desenvolver propostas que atendam às necessidades específicas, como recomendações de produtos com base em compras anteriores, descontos em versões premium ou testes grátis. “Quanto mais alinhadas as ofertas forem com os interesses dos clientes, maior será a probabilidade de conversão. A personalização mostra que você se importa, aumentando a disposição do consumidor em considerar o upsell”, adiciona André.
4. Utilize ferramentas de automação
“As ferramentas de automação, como o CRM, que registra o comportamento do cliente e identifica o momento ideal para upsell, e o e-mail marketing, que envia sugestões personalizadas de upgrades de forma automática, são grandes aliadas para potencializar essa estratégia de forma eficaz. Com isso, você consegue maior agilidade e eficiência no processo de vendas”, finaliza o fundador da Guru.