“Temos que entender verdadeiramente quem é o cliente. Saber a identidade, os grupos, o segmento, as dores, as necessidades”
“Tão importante quanto a venda, é manter o cliente com você. Isso depende muito da experiência que você está dando a ele, porque se a gente fizer com que ele tenha sucesso, isso também vem para nós”, disse a Sandrina Grubba, Chief Experience Officer da Conta Azul, plataforma de gestão financeira voltada a empreendedores e contadores, durante Feira do Empreendedor Sebrae 2022.
Com o tema “Como conquistar e fidelizar clientes”, a especialista destacou as principais dicas para que os empreendedores possam, além de trazer novos, também manter quem já faz parte de sua base, e com isso, garantir benefícios como e separou algumas dicas para o empreendedor, como:
1- Entender quem é o seu cliente.
Não dá para considerar todos os clientes iguais. “Temos que entender verdadeiramente quem é o cliente. Saber a identidade, os grupos, o segmento, as dores, as necessidades. Não adianta entregar algo padrão para todos, não tem como funcionar. As empresas são diferentes. Personalizar o seu cliente vai facilitar toda a estratégia e execução da sua empresa”, explica Sandrina.
2- Manter o cliente sempre por perto.
“Depois da atração, tem que manter o contato, fazendo perguntas e identificando se as dores estão sendo atendidas. É fundamental manter o encantamento após a atração. É importante criar uma comunidade, ser humano”, completa a executiva. De acordo com a Conta Azul, é nove vezes mais caro conquistar um cliente novo. Por isso, o segredo está em manter perto quem já faz parte de sua base.
3- Coletar feedbacks e entender as necessidades do cliente
“Não é porque o cliente adquiriu o produto que tá tudo certo. Você tem coragem de ler se o teu cliente indica o seu produto? Tem coisas que são difíceis de ler, mas é aí que a gente evolui. A gente cresce ouvindo o feedback que dói”, afirma a especialista.
4- Oferecer informações relevantes para o cliente
Mais do que oferecer um produto, oferecer uma experiência, compartilhe informações que brilhem os olhos do cliente. Esteja sempre um passo a frente e entregue aquilo que nem ele mesmo pensou que precisaria
5- Proporcione um atendimento UAU
Personalize a comunicação, gere experiência positiva ao cliente e o encante. “Hoje, o cliente está extremamente exigente. O grande diferencial da sua decisão, para que o cliente continue ou não fiel a sua marca, é a experiência que você está proporcionando para ele. Para que a sua empresa se perpetue no mercado e tenha um diferencial competitivo real, é a experiência que você oferece ao consumidor que funciona”, finaliza Sandrina, especialista da Conta Azul, que atualmente possui uma base com mais de 90 mil clientes.
Sobre a Conta Azul – A Conta Azul é uma empresa brasileira, fundada em 2012, que oferece um inovador ERP em nuvem para empresas em geral e uma plataforma de contabilidade para Contadores. A fintech deu origem à nova geração ERPs no Mercado Brasileiro, quebrando paradigmas e criando um ecossistema completo e simples de usar.