Especialista em produtividade Tathiane Deândhela explica porque ter equipes diversas e inclusivas pode aumentar a produtividade e gerar melhor desempenho financeiro
A diversidade há muito tempo tem se consagrado no mundo corporativo como uma das estratégias para alcançar melhores resultados. Prova disso é um estudo realizado entre 2010 e 2019, pelo Instituto Identidades do Brasil, que mediu o impacto da diversidade no mercado de trabalho. A conclusão da pesquisa é que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, houve um aumento de quase 4% na produtividade das empresas. Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, houve um acréscimo de quase 5% na produtividade corporativa. A especialista em produtividade e alta performance, Tathiane Deândhela, explica que, ao implementar políticas de promoção da diversidade, as empresas melhoram o bem-estar dos funcionários e promovem a construção de equipes com competências e habilidades mais diversificadas.
“O clima organizacional da empresa melhora com a promoção de diversidade, e consequentemente a performance dos colaboradores vai ser melhor. A rotatividade dos funcionários também diminui. Além disso, as empresas conseguem atrair profissionais com habilidades e competências variadas, além de também priorizar ambientes de trabalho mais inclusivos e menos hostis. O que esse estudo mostrou é que mais diversidade nas organizações promove mais produtividade e, muitas vezes, isso reflete em um melhor desempenho financeiro das empresas. Mas ampliar a diversidade não deve estar no radar das empresas apenas por isso. O fato é que essas ações também fazem uma grande diferença no mundo, e ajudam a criar uma sociedade mais equitativa e justa.”
Outro estudo, conduzido pelas empresas Lenovo e Intel revelou que 92% dos trabalhadores brasileiros acreditam que a diversidade e a inclusão são importantes nas empresas. Mesmo as empresas recém-criadas que não tenham estratégias que contemplem ações de promoção de diversidade terão que se adaptar. “As organizações podem até não pensar em diversidade, mas será impossível avançar, crescer, escalar e ganhar relevância, sem ter um olhar mais inclusivo e diverso. Isso também favorece a atração de mais investidores para as empresas”, completa Tathiane.
A especialista em produtividade comenta ainda que vários estudos demonstram que as empresas que investem nessas práticas de diversidade são mais eficientes na decisão de problemas, mais atrativas e retêm mais talentos.
“Infelizmente, o óbvio precisa ser dito. No Instituto Deândhela já tivemos colaboradores de todos os cantos do país, com diferentes etnias, orientações sexuais, idades. Fazemos a escolha da equipe e das promoções com base em desempenho e histórico! Essa deveria ser a postura de todas as empresas, e não só pelas questões financeiras”, comentou a especialista.
Tathiane Deândhela salienta que a diversidade nas empresas é um fator agregador, para que os colaboradores se sintam mais seguros, tratados de forma justa e com oportunidades iguais para avançar na carreira. Ela reforça, ainda, que a importância da diversidade e inclusão nas empresas está ligada as ações de ESG (sigla em inglês que significa Ambiente, Sociedade e Governança), que estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre Tathiane Deândhela – Tathiane Deândhela é mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta. Fez curso de Negociação pela Universidade de Harvard, curso de Liderança pela Universidade de Ohio e curso de Liderança e Inovação pelo MIT. Além disso, possui três MBAs nas áreas de liderança, gestão e marketing.
Atua como palestrante, professora, empresária e conferencista internacional, referência no mundo corporativo sobre Produtividade, Alta Performance e palestras. Além disso é fundadora e CEO do Instituto Deândhela. Possui mais de 15 anos de experiência em treinamentos nas áreas de vendas, liderança e produtividade.
Entre inúmeras palestras que já realizou, em grandes eventos como em estádios de futebol e TEDx, teve também a oportunidade de palestrar em uma conferência que ocorreu na Universidade de Harvard. Seus vídeos do YouTube têm mais de 2,6 Milhões de visualizações. Lançou seu primeiro livro nos Estados Unidos e na Europa – o best-seller “Faça o Tempo Trabalhar Para Você”. Em seguida lançou o também best-seller “Faça o Tempo Enriquecer”. E recentemente lançou seu terceiro livro: “Faça Sua Comunicação Enriquecer Você”.