Ricardo Bellino (empresário e autor dos livros O Poder das Ideias e Escola da Vida) e Washington Cinel (CEO da Gocil) não são apenas sinônimos de empreendedorismo e sucesso empresarial. São executivos inovadores que sempre olharam as oportunidades como situações comuns do destino. Palestrantes do Fórum Internacional de Negócios e Coaching, promovido em São Paulo pela SBCoaching, os executivos falaram na manhã de abertura do evento nesta sexta-feira, dia 18 de março, sobre suas trajetórias profissionais e sobre a chave do segredo para o sucesso: nunca temer uma crise e sempre estar preparado para imprevistos.
O que difere esses dois empreendedores é que eles sempre se apegaram ao impossível. Diferente de outros empresários que trabalharam e dedicaram sua carreira para ter estabilidade, Bellino e Cinel sempre buscaram novos desafios e novas ideias. Confira cinco dicas que resumem seus ensinamentos e que inspiraram os participantes do Fórum a agir contra a inércia do comodismo:
- Escute a si mesmo – Bellino contou: “se tivesse ouvido todos que me chamaram de louco, não teria realizado metade dos meus sonhos”. Escute sua verdade e sua intuição e tire dos conselhos que receber boas coisas, mas não faça deles a verdade de sua vida.
- Tenha visão clara dos fatos – Cinel explicou que não fosse a clareza da resolução que tomou de que era necessário fazer em tempos de crise, teria se perdido frente às dificuldades. “Esteja ciente dos problemas que está passando. Faça o que for necessário para resolver e encare as dificuldades de frente”.
- Tenha persistência criativa – Bellino e Cinel concordam que o segredo não está em quantas vezes você erra, mas na dedicação e persistência para querer acertar.
- Tenha um propósito de vida – Ambos executivos têm propósitos de vida em comum: “Empreender para servir”. Para eles, dinheiro é necessário, mas quando somos movidos por propósitos, o dinheiro vira consequência. A dica é: mova-se em direção do que acredita e mantenha-se motivado a realizar.
- Só a coisa é certa na vida de um empresário: a crise. Não importa quando ela chega e se for política, financeira, mundial ou interna. Todo empresário irá passar por uma. E ela sempre chega sem avisar. O conselho é: prepare-se e mantenha a calma. Tenha sempre uma carta na mão, um plano para que, quando a crise chegar, você tenha estratégias para enfrenta-la.
Os executivos motivaram os presentes e deixaram mensagens de entusiasmo e empreendedorismo. “Pense grande e entenda que o sucesso é um processo de ganhos e perdas, mas é isto que move nossos propósitos”, argumentou Bellino.