Existe um plano estratégico para o seu negócio, mas e para a sua marca?

Especialista em transformação de negócios para a busca de espaço e relevância no mercado, Ciro Rocha (foto em destaque) elenca sete passos para uma estratégia mais eficaz para sua marca 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 60% das empresas brasileiras vão à falência e fecham nos primeiros cinco anos de vida. A falta de um planejamento estratégico que engloba não somente questões financeiras, mas também gestão das marcas, é apontado como um dos principais motivos.
Para Ciro Rocha, CEO e sócio fundador da Enredo, empresa de inovação especializada na transformação de negócios, para que os empreendedores conquistem espaço e relevância em seus mercados de atuação, é preciso ter clareza do propósito da marca.
“Tudo começa por um vasto estudo de pilares e propósito de marca. Tendo isso claro, o próximo passo é mapear todos os inúmeros pontos de contato do seu consumidor e segmentar a mensagem correta com o enredo certo de acordo com cada canal”, afirma.
O empreendedor ainda reforça que de nada adianta ter uma boa história se ela é contada de forma longa num espaço curto ou se o “timing” da narrativa é perdido. Por isso, Ciro elencou sete pontos essenciais para que as empresas possam desenvolver um plano mais estratégico para sua marca. Confira:
1. Seja ousado e faça testes: Uma vez mapeado os pontos de contato com o seu consumidor, é fundamental fazer inúmeras variações da mesma mensagem. Faça testes e aprenda o que mais engaja o seu cliente e o que ele curte menos. Assim, você cria uma matriz de mensagem por canal, priorizando os melhores formatos que performam e irão te trazer o real resultado.
2. Utilize indicadores de desempenho: Existem inúmeros indicadores que vão desde os mais diretos como uma pesquisa de “Brand lift” onde é avaliado o reconhecimento e atributos da marca pré e pós ação de marketing, até os mais indiretos como o próprio indicador de aumento de vendas que terá total impacto no processo de branding. Escolha o que for melhor para a sua estratégia.
3. Ouça também os seus colaboradores: Um outro indicador que poucas pessoas falam é o nível de satisfação interna dos colaboradores (NPS interno). Sempre que um processo de branding é feito respeitando e escutando a cultura e valores de seus colaboradores, a empresa aumenta a saúde interna e, consequentemente, vira local mais desejado de se trabalhar e com um turnover (rotação de equipe) menor.
4. Seja autêntico: Para se destacar é fundamental ter uma narrativa autêntica. De nada adianta uma empresa falar sobre ESG, por exemplo, e não ter como comprovar sua real prática e dedicação.
5. Foque na jornada do cliente: Desde o topo do funil (awareness de marca), você precisa deixar claro o que representa a marca, explicando os diferenciais sem prejudicar sua imagem, tomando cuidado para não apresentar proposta fora da realidade. É nas promoções relâmpago que muitas vezes o marketeiro acaba ofertando o seu produto de forma equivocada e perde toda credibilidade que construiu nos outros momentos de jornada. Seja consistente e foque em fidelizar no longo prazo.
6. Utilize Inteligência Artificial como uma aliada na comunicação humanizada: A utilização de chatbot e IA é fundamental para ganhar em escala, mas nada ganha de uma comunicação one on one bem feita. Já a tecnologia de Big Data (gestão por dados integrados) te ajudará a ter maior agilidade na hora de produzir suas mensagens de comunicação e ter o poder rápido de atuar frente a riscos que possam aparecer na sua empresa. Além disso, Programas de CRM (Customer Relationship Management – programas de fidelização ao cliente) bem-feitos, unificando dados internos com um approach mais humano é a equação perfeita para fidelizar seu cliente e construir uma real love brand (marca apaixonante).
7. Faça revisões e ajustes contínuos: O plano macro de uma marca pensando em seus atributos, pilares de comunicação, arquétipo e valores é algo que pode ser revisado anualmente. Porém, ajustes no tom de voz e forma de se posicionar perante a temas cotidianos que impactam sua marca precisam ser revisitados mensalmente. Isso não quer dizer que você precisa revisar o tom de voz de toda marca, mas sim identificar palavras que melhor funcionam dentro do ecossistema da sua persona. Ícones e detalhes que ajudam na hora de responder uma reclamação, o que requer um trabalho constante do time completo – de marketing a vendas e pós-vendas.

Sobre a Enredo:
Fundada em 2012, por Ciro Rocha, a Enredo é uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Unindo estratégia, arquitetura, design e inteligência competitiva, a Enredo repensa negócios tornando-os protagonistas no mercado. A empresa conquistou alguns dos prêmios de criatividade, arquitetura e design mais relevantes do mundo, incluindo Brasil, Europa e América Latina, tais como El Ojo de Iberoamérica, Brasil Design Award, Lusófonos da Criatividade, FEPI, Clap, entre outros.

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