A Flex Gestão de Relacionamentos acaba de lançar o Atestado Médico Digital, que possibilita que funcionários possam entregar seus atestados de saúde via celular, evitando fila de espera nas áreas responsáveis pelo recebimento dos documentos. O produto foi desenhado a partir da identificação de que empresas com grande número de colaboradores recebem uma enorme quantidade de documentos médicos todos os meses, o que exige uma infraestrutura própria para isso e elevados dispêndios. “Tão importante quanto a Jornada digital dos consumidores é a melhoria da jornada dos processos dos profissionais nas empresas”, diz o CEO da Flex, Topázio Silveira Neto.
O produto vem na linha da comunicação digital e consiste em um bot que faz a recepção dos documentos médicos via Whatsapp. Ele interage com o colaborador e autentica o recebimento através de uma senha interna. O processo é simples: o funcionário entra em contato com o robô cognitivo, responde a algumas perguntas cadastradas pela empresa e personalizáveis, depois tira uma foto do documento no final do processo. Os dados são encaminhados ao RH, que aprova o documento e faz o trabalho de backoffice. O colaborador recebe, então, um protocolo de entrega por e-mail ou sms.
“Com essa facilidade, a área de RH pode focar na análise do atestado, ao invés de privilegiar o recebimento e o lançamento, como fazia antes. O RH alimenta mais rapidamente seu banco de dados e consegue mapear a situação de cada um de seus funcionários, inclusive o tempo de afastamento”, explica Silveira Neto. O executivo afirma que já há interessados, mas que ainda é cedo para estimar o volume de vendas do produto, haja vista que a ferramenta é facilmente adaptável para outros documentos em outras áreas das empresas.