A busca crescente por produtos saudáveis e inovadores na última década, tendência que ganhou força com as mudanças de hábitos durante a pandemia, tem impulsionado o mercado de pequenas marcas locais de alimentos, bebidas e até cosméticos a conquistarem cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados.
Mas, apesar da qualidade e dos diferenciais dessas marcas locais, muitas ainda não têm acesso a esse canal de vendas, seja por falta de experiência, de familiaridade com o mercado ou, principalmente, por ser um setor dominado por grandes indústrias. Assim, Leila Okumura, especialista em inovação com mais de 15 anos de experiência na consultoria global Nielsen (NIQ), trabalhando com multinacionais como Unilever e P&G, decidiu colocar sua experiência para ajudar a escalar os negócios destes empreendedores.
Há seis anos nasceu a Local.e, plataforma da qual é co-fundadora junto com seus ex-colegas de Nielsen Juan Stingo e José Eduardo Vivan, com uma missão clara: fortalecer as marcas locais para que sejam mais competitivas no mercado e tenham maiores chances de sucesso.
Com experiência no varejo brasileiro e no europeu, Leila e os sócios observaram que, como no exterior, onde a pequena indústria é ativa e presente em supermercados de todos os portes, aqui também havia grande diversidade de marcas desenvolvidas por pequenos produtores com grande potencial para ocupar estes mesmos espaços.
Daí surgiu a ideia da Local.e de ensinar o pequeno o que é preciso saber para conseguir se destacar no mercado. A Local.e desenvolveu uma metodologia própria para os empreendedores de marcas locais baseada em 4 pilares: busca pelo produto diferenciado e relevante, vendas estratégicas, foco no giro do produto e construção de marcas memoráveis.
“Já existe praticamente tudo no supermercado, são mais de 18.000 novos produtos lançados no mercado todos os anos. Para uma marca local conseguir crescer, é preciso encontrar um ângulo novo, seja um novo posicionamento, um novo ingrediente, um novo benefício””, disse, em sua participação na Mercopar 2024, feira de inovação industrial realizada em outubro em Caxias do Sul (RS), pela unidade local do Sebrae.
Outra questão, segundo Leila é que, ao contrário da impressão de que produtos locais ou artesanais são mal feitos ou de baixa qualidade, é quase unanimidade que essas pequenas indústrias mostram bastante cuidado no desenvolvimento e na apresentação dos produtos. Mesmo assim, não conseguem ‘aparecer’ no varejo.
“É esse o propósito da Local.e: ajudar nessa ‘dor’ dos pequenos, para fazer com que produtos bons e inovadores finalmente tenham o espaço que merecem nos supermercados.”
ECOSSISTEMA EFICIENTE
Mas no princípio o modelo de negócio da Local.e não era exatamente esse. A plataforma começou dando consultoria para pequenas indústrias. Logo depois, como perceberam que elas não tinham tanto capital disponível para pagar consultoria, chegaram a fazer também representação comercial, a negociar contratos para esses empreendedores. Porém, Leila conta que também descobriram que isso não solucionaria o problema, pois não era possível escalar, nem ajudar todos.
Logo decidiram levar todo o conhecimento dos fundadores da Local.e para ajudar os pequenos a entenderem como funciona o varejo e ensinar a operar nesse mercado, simplificando e adaptando processos para a realidade do pequeno negócio.
Com a proposta de ensino, a plataforma desenvolveu também um ecossistema de empreendedores, nada mais que uma comunidade no Whatsapp, onde passaram a trocar conhecimento e até fazer sociedade para se tornarem mais competitivos.
Hoje, mais de 330 marcas locais não só fazem networking, mas participam das aulas, de encontros, mentorias, se unem para descontos e compras coletivas
“A Local.e é uma empresa com o propósito de oferecer algo que realmente ajude o pequeno negócio a prosperar, e que ajude a maior quantidade de empreendedores possível a ganhar a vida com seus produtos. Eles podem até ser concorrentes, mas há mercado para todo mundo”, afirma Leila, que diz que, nessa comunidade há desde marcas “superpequenas”, que faturam cerca de R$ 40 mil por ano, às que chegam a faturar R$ 30 milhões.
ESCOLHENDO OS MELHORES
Para reconhecer e celebrar o poder inovador das pequenas indústrias brasileiras, , desta segunda-feira, 02/12/2024, até 31/01/2025, estarão abertas as inscrições da 5ª edição do “Prêmio Local.e”.
O prêmio este ano contará com a parceria do app Desrotulando (aplicativo que auxilia o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis de forma prática), terá como jurados grandes varejistas, que irão escolher os lançamentos de produtos realizados em 2024 com mais potencial de inovação, relevância e saudabilidade para o consumidor.
Em 2023, a marca vencedora do Prêmio Local.e foi a Pinati Snacks, de produtos proteicos. Nesta edição, o vencedor ganhará um estande na Anuga Select Brazil, maior feira de alimentos e bebidas das Américas, realizada em abril de 2025 no Anhembi (Zona Norte da Capital paulista).
Também ganhará um ano de acesso gratuito à Academia Local.e, duas mentorias individuais gratuitas, dois meses gratuitos de ‘Conteúdo de Marca’ no Desrotulando. O Prêmio Local.e tem como objetivo dar visibilidade aos lançamentos inovadores das marcas locais e, assim, conseguir abrir portas nos supermercados brasileiros.
“Dois lemas nos movem: você não precisa aprender errando, e a jornada empreendedora não precisa ser solitária. Muitos começam sozinhos e acham que só eles passam por isso, mas ao entrar na comunidade percebem que todos passam pelas mesmas dores. Por isso é preciso se capacitar eentender o jogo para conseguir ganhar espaço no mercado..”
Para mais informações sobre a Local.e, acesse o site. Já as informações e inscrições para o Prêmio Local.e 2024 podem ser feitas aqui.