Programa inclui conteúdos e ferramentas práticas sobre formalização, planejamento e gestão financeira; inscrições encerram dia 31 de maio
Segundo levantamento publicado pelo Sebrae, em 2022, o Brasil alcançou a marca de 10,3 milhões de mulheres donas do seu próprio negócio, um recorde histórico comparado às pesquisas anteriores. Entretanto, esse número representa apenas 34,4% do universo de empresários no país, o que pode ser justificado pela inserção tardia das mulheres à frente de negócios e pelas diversas dificuldades socioculturais de permanecer na atividade empreendedora.
Com o objetivo de fomentar a participação feminina em um cenário tão desafiador, a Junior Achievement, em parceria com a Fundação Western Union, lança o Programa Mulheres Empreendedoras. O propósito dessa iniciativa é desenvolver habilidades relacionadas à gestão de negócios, além de contribuir para a construção de uma rede de apoio e troca de experiências entre mulheres de todo Brasil.
O Mulheres Empreendedoras acontecerá em junho, no formato online e 100% gratuito. “Nossa intenção é estimular a autoestima dessas mulheres, reforçando o sentimento de pertencimento. Muitas abrem seus negócios em um momento de desespero. Queremos fazê-las enxergar que essa iniciativa pode ser um trunfo para que elas se empoderem tanto do ponto de vista financeiro quanto de visibilidade social” explica Brenda Santos (foto em destaque), diretora de Operações da JA Brasil.
Durante a imersão, serão abordados conteúdos e ferramentas práticas sobre formalização, planejamento e gestão financeira. Além disso, as 60 mulheres que se destacarem irão receber mentorias exclusivas com especialistas de mercado. Para participar do programa é necessário ter acima de 18 anos, se identificar como do gênero feminino, estar fora do mercado formal de trabalho (CLT) e ter cursado, no máximo, até o ensino médio.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e as vagas são limitadas. Basta acessar o link.