Posicionamento das empresas em 2021, como ser melhor?

A pandemia de coronavírus afetou negativamente grande parte das empresas. Mesmo aquelas que ainda mantiveram um bom retorno financeiro, certamente precisaram mudar o funcionamento. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, 58,9% interromperam as atividades, ao menos temporariamente. 

Carlos Busch, executivo do mercado de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) afirma que um estudo recente da McKinsey mostrou que o próximo ano (para o varejo de moda, mas serve como pano de fundo para o mercado em geral) será de retratação se comparado a 2019. “O ano de 2021 ainda será cheio de desafios para o mercado de maneira geral. Mesmo quando houver vacina, vamos continuar com muitas restrições e seguiremos com baixa interação física”, diz Busch.

Como ainda haverá uma baixa circulação se comparado a tempos normais, a demanda por consumo em lojas físicas e on-line tende a ser ainda inferior, principalmente no primeiro semestre. Logo, quem quiser prosperar em 2021, precisa se destacar para conseguir vencer desafios. 

Era da Inteligência x Era da Digitalização

“Os executivos devem entender o perfil dos seus consumidores e trabalhar nas demais variáveis da equação de vendas, ou seja, se antes o varejo, por exemplo, trabalhava com 5% de conversão, agora deverá investir mais tempo em análise e experiências aos consumidores, buscando aumentar este percentual”, explica Carlos Busch. “Empresas que investirem mais em relacionamento, análise de dados e experiência com seus consumidores serão as protagonistas de 2021, pois hoje vivemos a Era da Inteligência e não mais a Era da Digitalização”. Ainda segundo o executivo, vai ser preciso muita inteligência para se sobressair no relacionamento com as pessoas e, como ser mais próximo do consumidor é o que vai fazer a diferença.

Propósito com transparência 

“Estamos lidando agora com cinco gerações no mercado. As duas mais recentes são muito mais alinhadas com propósito e, uma empresa que tenha um posicionamento melhor tende a prosperar mais”, aponta o especialista. “Mas é preciso transparência e, o que for proposto, precisa ser realmente entregue, com verdade e sem oportunismo. A sociedade está se preocupando mais com justiça social e o consumidor quer saber qual a possibilidade de retorno quando compra algum produto”, finaliza. 

Para compartilhar conhecimento, insights e elementos basilares para que empresários e executivos tenham relevância no mercado e alcancem seus objetivos, Carlos Busch criou o canal Fuja da Média.

Link para acessar o conteúdo do canal:

https://www.youtube.com/c/carlosbusch

Sobre Carlos Busch

Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS, com pós-graduação em Comércio Exterior pela FGV e com especializações em Gestão Estratégia na Universidade da Califórnia (Irvine/USA), Negociação e Gestão de Conflitos em Harvard (Boston/USA), Gestão Financeira e Mercado de capitais na New York Institute of Finance (New York/USA), Marketing Digital pela Universidade de Illinois (Illinois/USA), Conceitos Exponenciais pela Singularity University (California/USA), Academia Global de Executivos no MIT (Boston/USA) e Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade de Londres (Londres/UK). Possui mais de 20 anos de experiência em multinacionais no segmento de Tecnologia da Informação, sendo palestrante de eventos no Brasil e no exterior em temas como Customer Experience, Varejo, Inovação e Estratégias exponenciais. Além de ser TEDx Speaker. Atualmente é colunista do MIT Technology Review Brasil, produtor do canal Fuja da Média (Youtube, Podcasts e Instagram) e Vice Presidente da Salesforce.

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