Progic aponta 7 vantagens de uma comunicação interna eficaz

Alinhamento, engajamento dos colaboradores e retorno financeiros estão entre os benefícios de ter uma boa comunicação interna

Em um estudo feito pela Tower Watson com mais de 300 organizações ao redor do mundo, no final da grande recessão mundial, foi concluído que empresas com os melhores resultados financeiros sempre tinham um aspecto em comum: uma comunicação interna eficaz.

Segundo o estudo, as empresas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em melhorar a comunicação interna, adotando novas ferramentas e investindo em treinamento para os líderes e gerentes se comunicarem melhor com suas equipes. Estas organizações estão focadas no cliente e utilizam programas de comunicação para melhorar a produtividade, qualidade e segurança dos colaboradores

Diante desse cenário, Igor Vazzoler, CEO e fundador da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, preparou algumas vantagens de uma comunicação interna eficaz nas empresas. Confira: 

  • Alinha os Colaboradores

Apresentar e reforçar constantemente os objetivos principais da empresa é essencial para qualquer organização e premissa básica da comunicação interna. Isto irá manter os colaboradores sempre focados em uma mesma direção e alinhados aos objetivos globais.

  • Mostra o Impacto das atividades dos colaboradores

É muito vantajoso que o colaborador enxergue como seus esforços individuais contribuem para alcançar os objetivos globais da empresa.

Isto irá conscientizá-lo sobre a relevância de seu papel dentro da empresa, o que é muito benéfico para a sua motivação. Além disso, essa ligação irá orientar os funcionários em prol de um mesmo grande objetivo.

Por isso, é importante que os comunicadores da empresa ajudem a criar esta consciência nos colaboradores. Inclusive, esta conexão entre global e local é uma das 5 chaves para alcançar o engajamento.

  • Fortifica a Cultura Organizacional

A cultura organizacional compreende os hábitos, comportamentos, códigos, normas, políticas e valores de uma organização.

Uma empresa com uma boa cultura e que a divulga corretamente, terá colaboradores mais integrados, em sintonia, que respeitam uns aos outros e que estão alinhados com o que a empresa quer transmitir.

  • Estimula o Bom Comportamento

E além de divulgar os aspectos da cultura corporativa para todos os colaboradores, uma comunicação interna eficaz deve demonstrá-las na prática, influenciando o bom comportamento por meio do exemplo e demonstrando coerência com o que é comunicado.

  • Quebra os Silos

É completamente normal e inevitável que grupos se formem dentro da organização. O problema é quando estes grupos se fecham e não colaboram com as outras equipes.

Existem diversas razões que podem causar estes silos dentro da empresa, e várias delas fogem da alçada do departamento de comunicação.

Porém, uma comunicação interna eficaz atua ativamente para quebrar estes silos, promovendo ações de integração, fortalecendo a cultura da colaboratividade e do compartilhamento do conhecimento, entre outros.

  • Incentiva o Engajamento

E como comunicador, você já deve estar cansado de saber as vantagens que um colaborador engajado traz para a empresa. Citando a Aon Hewitt, funcionários engajados:

  • Falam: Falam positivamente sobre a organização;
  • Permanecem: Possuem alto senso de pertencimento e desejo de fazer parte da organização;
  • Empenham-se: São motivados e se esforçam na busca do sucesso no trabalho e da empresa.
  • Gera Resultados Financeiros

Em consequência de todas as vantagens que uma comunicação interna eficaz traz para a empresa, os resultados financeiros da organização serão impactados de forma positiva.

No estudo da Tower Watson, foi constatado que companhias com uma comunicação altamente eficaz tiveram uma valorização 47% maior na bolsa de valores, em um período de 5 anos, se comparado com empresas que investem menos em comunicação.

“Muito além do salário e benefícios oferecidos, o ambiente cotidiano de trabalho e uma boa comunicação fazem toda a diferença na retenção de colaboradores, principalmente considerando um cenário em que as companhias buscam não perder os talentos”, finaliza o CEO da Progic.

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