Quase 30% dos usuários de mídias sociais as usam para pesquisar e 17% para recomendar uma marca

Quase 30% dos usuários das mídias sociais costumam usá-las para pesquisar uma marca e 17% usam para recomendar

De acordo com pesquisa realizada pela GfK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e quarto maior grupo mundial do setor, 43% dos brasileiros costumam usar mídias sociais como Orkut, Facebook, Twitter e Youtube, entre outros.

O levantamento mostra também que 53% das pessoas das classes AB utilizam mídias sociais, enquanto que nas classes CD os usuários não passam de 33%. O uso de mídias sociais está ainda diretamente relacionado à faixa etária: quanto mais jovem, maior a porcentagem de usuários.

“Embora o uso de mídias sociais tenha crescido no Brasil, o estudo constatou que a utilização ainda é restrita, sendo o número de usuários maior entre as pessoas com melhor nível socioeconômico e entre os mais jovens (de 18 a 34 anos)”, comenta Cynthia Vieira, Diretora da Área de Business & Technology da GfK.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os usuários das mídias, 27% costumam usá-las para pesquisar uma marca e 17% usam as ferramentas para recomendar uma marca. Já as críticas ou elogios têm a mesma quantidade de citações, com 4% cada.

O estudo revela que 52% dos entrevistados acreditam nos comentários que veem ou leem sobre uma marca nas mídias sociais, sendo que quanto mais jovem o consumidor, maior o nível de confiança nos comentários nas redes.

A pesquisa abordou também o quanto os comentários negativos podem influenciar a opinião dos consumidores. Ao ler comentários negativos nas mídias sociais, 73% dos entrevistados não mudam de opinião, mas buscam saber se eles são verdadeiros.

Facebook
Twitter
LinkedIn