Para Fundación MAPFRE, geração de emprego e pagamento de imposto não bastam, é preciso comprometimento para enfrentar os desafios socioeconômicos do país
*Por Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da Fundación MAPFRE
Para se tornar uma empresa socialmente responsável é preciso ir além da geração de empregos e do pagamento de impostos, mas investir em transformação da realidade socioeconômica, criando oportunidades para que o maior número possível de pessoas se sinta devidamente reconhecido, incluído e acolhido.
Para um país multicultural como o Brasil, com grandes desafios na agenda, além do repasse de recursos, o investimento em programas sociais é um poderoso instrumento para contribuir com o desenvolvimento das mais diversas regiões e localidades. Essa pode ser uma maneira de empresas, institutos e fundações que se propõem a construir sociedades mais justas estabelecerem uma comunicação afetiva, compartilhar valor e respeitar a diversidade.
Com sede na Espanha e atuação em 30 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, criada para promover atividades de interesse geral e em linha com os princípios institucionais da MAPFRE. Há três décadas presente no Brasil, apoiamos a realização de iniciativas destinadas a melhorar as condições de vida das pessoas, a partir de diretrizes globais adaptadas para a nossa realidade e demandas socioeconômicas, em cinco áreas de atuação: Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social; Cultura; e Ação Social.
Por seu potencial de transformação, a educação é um tema transversal presente em todas as nossas iniciativas. Não por acaso, desde 2001, essa tem sido a principal área de atuação do investimento social privado, segundo dados do Censo GIFE, uma das principais pesquisas sobre o setor no Brasil.
A atuação da Fundación MAPFRE em Ação Social é materializada pelo Programa Cooperação Internacional, uma iniciativa que, no Brasil, viabiliza parcerias com organizações responsáveis por promover iniciativas sociais nas áreas de educação, saúde, nutrição e capacitação profissional. Por meio desse programa, destinamos recursos a projetos de educação integral, com iniciativas voltadas à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade das cinco regiões brasileiras.
Ao fomentar o trabalho desenvolvido por essas entidades, a Fundación MAPFRE fortalece a responsabilidade social contribuindo com o desenvolvimento do país. Isso porque os projetos apoiados agregam valor para uma parcela da população que necessita de atividades voltadas à educação, cidadania e inclusão, contribuindo efetivamente para a melhoria de políticas públicas, para a disseminação de informação de qualidade, para a promoção da saúde e para o fortalecimento da educação.
Quando promovemos essas ações, fazemos com que esses jovens e crianças se sintam incluídos, dando-lhes liberdade e empoderamento para que possam se expressar. A ideia é que se sintam parte da sociedade, para que possam acreditar e, principalmente, buscar um futuro diferente.
São muitas histórias, desafios e conquistas, com milhares de pessoas beneficiadas em todos os cantos do país nesses 30 anos.
Poucas organizações, em nível mundial, têm o privilégio de contar com uma ação tão atuante como a Fundación MAPFRE, que acredita no trabalho conjunto e no equilíbrio das relações em busca de soluções comuns a todos.
O que move nossa atuação no Brasil é a expectativa das oportunidades e desafios que se apresentam. Sabemos que os últimos anos não foram fáceis, mas chegamos ao final de mais um ciclo com a certeza da importância cada vez maior do nosso trabalho para milhares de famílias e pessoas que são beneficiadas, direta ou indiretamente, pelos programas que apoiamos.
Queremos fortalecer ainda mais a nossa presença no país e, para isso, continuaremos trabalhando de forma ampla e estratégica, avançando no estabelecimento e fortalecimento de novas parcerias para garantir ainda mais abrangência e visibilidade às iniciativas promovidas.