O sistema home based está crescendo no segmento de franchising e vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de microfranquias cresceu aproximadamente 15% em 2014 e esperam um crescimento ainda maior em 2015.
O desejo de ter o próprio negócio com um investimento inicial baixo é o grande motivador do crescimento do segmento. Quase 500 franquias oferecem esse modelo entre aproximadamente 3 mil franquias existentes no Brasil. “Esse sistema elimina custos com aluguel, contratação de funcionários e outras despesas operacionais”, completa Renato Kuyumjian, fundador da rede home based Quinta Valentina.
O investimento baixo, retorno financeiro rápido e a liberdade de trabalhar em casa, chamam a atenção, mas além dos números é necessário fazer uma auto avaliação para saber se tem o perfil para enfrentar os desafios de trabalhar na sua própria residência.
“Trabalhar no sistema home-based exige muita disciplina por parte do franqueado. Trabalhar em casa é diferente, pois existem interferências. Tudo tem que ser levado em consideração, é preciso ter um espaço para fazer uma reunião com cliente, não pedir para que familiares atendam ou façam ligações cujo assunto seja comercial, entra outros pontos”, diz o empresário.
Kuyumjian listou algumas dicas simples, mas que se aplicadas de fato, poderão te ajudar a ser um empreendedor de sucesso a frente de um home based:
Dica 1 – Separe e organize as atividades comerciais das familiares ou pessoais. Reserve e defina horários para estas duas responsabilidades para que uma não interfira na outra.
Dica 2 – Reserve um espaço e o transforme em uma estação de trabalho. Neste local devem estar o seu computador, produtos a serem vendidos, material de divulgação, telefone etc. Com todos estes equipamentos agrupados fica mais fácil trabalhar. Para que você não perca seu foco, procure um ponto arejado e confortável. Temperatura (nem calor demais, nem frio demais) e uma cadeira adequada, que auxilia na sua postura, ajudam você a se concentrar melhor ao seu trabalho diário.
Dica 3 – Elimine as distrações. Nos momentos reservados ao trabalho, verifique se você está livre de interferências, seja do dia a dia da própria casa, família, etc. Para que isto ocorra converse com seus familiares e explique a necessidade da divisão de horários.
Dica 4 – Seja organizado com suas responsabilidades. Produza um cronograma de atividades diárias e prazos para executar tarefas ajudam você a não se dispersar e alcançar objetivos de forma consistente.
Dica 5 – Separe as finanças pessoais das finanças do negócio. Monte planilhas de orçamento distintos. Evite usar o dinheiro pessoal para pagar as despesas do trabalho e vice-versa. Isto faz com que as contas se confundam, os pagamentos se atrasem e o planejamento financeiro perca a sua função. Os gastos devem ser pagos com a receita da operação.
Dica 6 – Seja auto motivado e disciplinado. Trabalhar em casa proporciona mais comodidade, conforto e principalmente economia com custos operacionais. Mas se não houver disciplina com horários e afazeres o ambiente é propício a procrastinação que leva ao acúmulo de tarefas. É preciso ter disciplina e seguir o cronograma. Também é preciso estar motivado sempre. Não é por trabalhar em casa que a motivação pode ser deixada de lado. Estabeleça metas de vendas para aumentar a sua motivação. Tenha sempre objetivos a serem cumpridos, como uma viagem. Trabalhe com motivação e disciplina para conseguir o seu objetivo.
Dica 7 – Seja mais comercial! Quando você está trabalhando em sua casa é importante que você tenha uma veia comercial para ir à rua para captar clientes. Estude, pesquise e procure sempre novidades sobre vender e atender clientes.