Startup oferece solução gratuita de atendimento online para PMEs

Omnize, plataforma de atendimento multicanal para sites de empresas, inicia sua operação no país para trazer inovação e maior eficiência no processo de atendimento ao consumidor de pequenas e médias empresas. A ideia é oferecer tecnologia que possibilite atendimento multicanal com opções de chat, voz e vídeo, de maneira integrada. Toda a comunicação é feita pelo próprio navegador, sem a necessidade de instalação de plug-ins, podendo gerar às companhias uma economia de até 100% com gastos de ligações receptivas e processos de serviços tradicionais de atendimento.

Além de soluções de atendimento integradas e acessíveis para as MPMEs, a Omnize oferece o diferencial de atendimento via vídeochat. A linguagem corporal, como gestos e expressões, representa 55% da comunicação e, em busca de um atendimento mais personalizado, muitos clientes preferem comprar em lojas físicas. No entanto, o serviço de vídeo possibilita às marcas estarem mais próximas de seus clientes, garantindo a mesma qualidade de atendimento e acessibilidade da loja física na loja virtual. Quando bem utilizado, o vídeo-atendimento no e-commerce tem o potencial de aumentar a conversão em cerca de 10%, segundo estimativas da própria empresa.

Até então, os custos e a complexidade para se contratar e administrar sistemas de atendimento multicanal eram os maiores impeditivos para  empresas de pequeno porte oferecer tal serviço. O principal objetivo da Omnize é democratizar o acesso ao serviço, tanto em termos de investimento, quanto de facilidade de uso. Além disso, como a empresa é brasileira, as PMEs não ficam à mercê de oscilações da taxa de câmbio e impostos que, de acordo com o cenário econômico, podem chegar a dobrar a aplicação necessária.

A empresa conta com diferentes planos, desde o totalmente gratuito ao pacote completo, de R$ 99 mensais. O plano Free dá acesso a todos os canais disponíveis (chat, voz e vídeo), no entanto, com limitações de funcionalidades e quantidade de interações. Já os planos Lite (R$ 29/mês e Pro (R$ 99/mês), oferecem interações ilimitadas e variam de acordo com os canais escolhidos.

Segundo o IBOPE E-commerce, cerca de 83% dos consumidores não finalizam uma compra online, principalmente por não terem informações de forma rápida e prática. Para Ricardo Galvão, CTO da Omnize, unir todos os canais de atendimento em uma única plataforma acessível para todos é importante  para que as pequenas empresas consigam atender seu cliente de maneira eficiente e, assim, aumentar seu retorno de conversão. “Antes, para atender múltiplos canais era necessário contratar vários fornecedores ou fazer um grande investimento em projetos personalizados de integração”, afirma Galvão.

A empresa, que prevê faturamento de R$ 10 milhões nos primeiros três anos de operação, vê o Brasil com muitas oportunidades de negócio, uma vez que o mercado ainda é pouco explorado por players nacionais. “Existe uma carência desse tipo de serviço no mercado brasileiro. Até então, estas soluções eram exclusividade de grandes companhias, o que deixavam as MPMEs à margem de oferecer um bom serviço de atendimento ou as obrigava a buscar soluções estrangeiras. A Omnize foi além, criando algo inovador que pode diferenciar o atendimento das PME’s no país, com a vantagem de evitar os riscos de variação cambial.”, reforça Fabricio Buzzatti, CEO da Omnize

Um dos focos da Omnize é o setor de e-commerce que, em 2015, estima crescer 20% e faturar R$ 43 bilhões. Em 2014, o varejo online movimentou cerca de R$ 39,5 bilhões, 27% a mais em relação a 2013.  “No Brasil, cerca de 17 mil sites já usam este tipo de tecnologia e serviço. Este número ainda é muito baixo, se considerarmos que a maior parte das pequenas e médias empresas possuem site”, finaliza Helena Simon, CMO da Omnize.

A Omnize planeja ainda expandir os seus canais de atendimento e integrar Whatsapp, redes sociais e e-mails nos próximos lançamentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn