Tendências para o Verão 2013

Dicas de como planejar, produzir e vender na próxima estação foram apresentadas no Fórum de Inspirações, em Teresina

O verão de 2013 deve gerar negócios durante oito meses para o setor de moda brasileiro. A previsão é da consultora de moda do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Tatiana Ritzel. Segundo ela, o planejamento da coleção é essencial para que as empresas consigam aproveitar o momento e sobreviver após o auge.

A consultora participou do pré-lançamento do Fórum de Inspirações – Verão 2013, que aconteceu em Teresina na semana passada. O projeto é uma iniciativa da Assintecal e conta com a parceria do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Para Tatiana, o planejamento e a inovação do setor devem seguir o princípio da simplicidade. Ela destacou que é preciso olhar para a realidade, para o seu produto e o seu consumidor. “O conceito que está em processo de disseminação é o que está nas ruas”, afirma. Ela aconselha que os profissionais do setor “olhem para a realidade, para o choque de contrastes, pra nossa brasilidade e nossas flores”. Segundo ela, “os produtores de moda do exterior já estão de olho nisso, porque nós não?”, questionou.

“A cor e a alegria são o jeitinho bom que o brasileiro tem, o estilo de vida, a diversidade de tons, de luzes, de perfumes, da nossa fauna e da nossa flora”, enuncia. Segundo ela, o Brasil já tem visibilidade internacional de destaque mas “estará ainda mais exposto a partir de 2013, porque sediará a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”. Tatiana recomendou que as empresas de micro e pequeno porte se programem para tirar proveito dos eventos esportivos. “É possível se planejar para o mundo da moda, independente do tamanho da empresa”, recomendou.

O Fórum de Inspirações é um projeto contínuo de busca de informações para o desenvolvimento de materiais e de matéria-prima para a indústria coureiro-calçadista. O evento tem duas edições anuais e percorre os principais pólos calçadistas brasileiros. Até o final deste mês, 17 cidades do país receberão pré-lançamento do projeto.

 

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