Desde 2019 a Authen, primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, promove uma semana de treinamento exclusivo para seu time de vendas, a Authen Sales Bootcamp®. O treinamento trabalha de forma 360º, cuidando de todo o desenvolvimento técnico profissional e pessoal de cada um dos colaboradores. “Nosso investimento vai além das técnicas de vendas. Também destinamos tempo aos estudos da indústria de varejo, o papel e objetivos dos consumidores, como falar com eles, além de entender a fundo o portfólio dos nossos produtos, que são exclusivos e cada um possui um propósito diferente”, explica Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen (foto).
Assim como a marca busca ajudar suas clientes a encontrar a melhor versão de si mesmas, dentro da companhia não é diferente. Durante a semana de treinamento, o processo de onboarding também inclui trabalhar os pilares da Authen, como locus de controle, authenticidade e first principles, o que contribui para que os profissionais ganhem confiança para resolver qualquer obstáculo, seja dentro ou fora da empresa. “Abordamos não só temas técnicos, mas também de comportamento, ensinado que as adversidades e fatores externos sempre vão existir, mas precisamos entender o nosso papel dentro de cada situação e criar mecanismos para superá-las”, comenta Liliane Tavares, Head de RH da Authen. Segundo ela, após o último treinamento, realizado em 2020, as vendas aumentaram em média mais de 60%, isso somente atacado.
Rodrigo Anjos, atual Gerente de Vendas responsável pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste, foi o primeiro vendedor que se tornou gerente dentro da empresa e conta que o sucesso do time comercial está diretamente relacionado ao treinamento, principalmente porque todos da equipe não acreditam em fatores externos. “Hoje, 100% do nosso time entende que a responsabilidade por tudo que acontece em suas vidas é dele, não importa o que esteja acontecendo. Entender que há crise e mesmo assim, muito pode ser feito, podemos mudar histórias mesmo em momentos como o que estamos passando agora. Essa mudança de paradigma e de crença faz toda a diferença. Quem você é na sua vida profissional reflete quem você é na pessoal e vice-versa”, salienta Rodrigo, que após o Bootcamp® obteve um aumento de 208% em suas vendas, crescendo junto com a marca.
Já o Andrey Marroni, atual Executivo Comercial da região do PR, mesmo não trazendo bons resultados de venda nas primeiras semanas, chamou a atenção da empresa pela sua vontade em aprender, habilidade e caráter, valores fundamentais para a empresa que continuou investindo nele. Após o treinamento, e mentorias dos gestores, ele melhorou e surpreendeu toda a equipe de vendas, aumentando suas vendas em 58% e se tornando líder tanto em comportamento quanto em faturamento. “A Authen foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. O treinamento que nos é oferecido, a construção e reconstrução feitas constantemente nos faz melhorar a cada dia. Essa imersão nos faz mergulhar na Authen, vivemos a marca 24h por dia e entendemos todo o processo, desde a criação até o pós-venda. Esses fatores foram fundamentais para que eu superasse a meta, levando a marca para mais de 40 PDVs nessa atual coleção”, sinaliza.
Para Diego Mariano, Diretor Comercial da Authen, o treinamento exclusivo que eles desenvolveram consegue elevar o time para o mais alto nível, uma vez que os colaboradores passam a alcançar resultados e uma performance antes inimagináveis. “Treinamos eles para jamais serem vendedores ou tiradores de pedidos, mas sim em Executivos Comerciais que além de fazer a venda dos produtos Authen nos Pontos de Venda, passam a atuar como consultores de negócio para os lojistas e clientes”, ressalta. Entre as técnicas aplicadas durante o treinamento estão a PNL (Programação Neuro Linguística), produtividade e gestão do tempo, comunicação assertiva, inteligência emocional e metodologia de Harvard em negociações.
Ainda de acordo com a Head de RH, atualmente a empresa possui uma taxa de turnover bem menor que média no Brasil. “De modo geral, na hora de contratar, estamos mais preocupados com o fit cultural do que com as experiências anteriores do candidato. Acreditamos que se ele ou ela compartilham dos mesmos valores, a chance de ter sucesso é muito maior. As questões técnicas podem ser ensinadas e treinadas, já os valores não”, comenta Liliane, que entrou na Authen para um projeto temporário de três meses, mas por conta dos treinamentos investidos pela empresa, após dois anos ela melhorou sua performance e se tornou Head de RH.
Para Rodrigo a Authen é um estilo de vida: “não tem como trabalhar nessa empresa e não viver os valores dela. Os valores da Authen me inspiram diariamente, eu mudei e isso é nítido, todos que me conhecem comentam sobre”. Mesmo em ano de pandemia a marca cresceu e continuou contratando, 29% foi o número dessa expansão. Atualmente a Authen possui 44 colaboradores, sendo que o time de vendas representa um quarto do total.
Atualmente, a marca está em mais de 350 PDV’s espalhados pelo Brasil e, desde seu lançamento, apresenta um crescimento médio de faturamento em torno de 130% por ano. As vendas da empresa ocorrem por meio de três métodos: e-commerce, atacado e eventos.
Para 2021 a Authen pretende expandir seu time em 40%. Neste momento a empresa está com vagas abertas para diversas áreas.
A empresa que tem como missão encorajar corredoras a confrontarem seus medos, fraquezas e ignorância em um ciclo de constante auto destruição e reconstrução para uma melhor versão de si mesmas. Isso não é diferente quando se trata do time: “Na Authen, temos como visão enxergamos um mundo onde todos perseguem incessantemente uma versão mais autêntica de si mesmos. Por isso, investimos esse tempo, pois sabemos que trará um retorno ao longo prazo, como empresa, profissionais e pessoas”, finaliza Spikes.
Sobre a Authen
Criada em 2015 pelo norte-americano Christopher Spikes, a Authen é a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, tornando a marca referência em inovação no seu setor. Ao unir engenharia americana, design thinking e a alma da mulher brasileira, a marca desenvolve produtos que atendem as necessidades das brasileiras, sejam iniciantes ou profissionais. Além de oferecer uma ampla diversidade de medidas, a Authen desenvolve linhas específicas como a Woman’s Needs e o Ciclo da Maratonista, em que cada produto cumpre um propósito, seja evitar desgaste e lesões ou dar sustentação e segurança, entre outras funções.