Especialista explica como esse investimento em capacitação pode somar levando insights e evidenciando pontos a serem melhorados, em versões que unem equipes de diferentes lugares sem deslocamento e alto custo
O investimento em palestras, treinamentos e outros eventos corporativos é uma prática das grandes organizações. – e as versões online estão cada vez mais presentes. O motivo é que essas atividades preparam e motivam os colaboradores para acompanhar as atualizações que o mercado exige. Em contrapartida, a empresa ganha com a melhora nos resultados, segundo o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela.
O especialista, que presta assistência a diferentes segmentos empresariais, avalia que uma das atitudes que devem ser tomadas para conquistar sucesso na atividade desempenhada é investir em quem põe em prática as ações. Para isso, a oferta de palestras direcionadas, como para a equipe de vendas, por exemplo, é uma das opções de capacitação, que podem ser encaixadas facilmente na rotina das empresas e que oferecem bons resultados.
“Nesse caso, é importante destacar, também, que esses eventos não podem se resumir a algo puramente motivacional. Esse tempo dedicado a palestra deve ser bem aproveitado, e para que isso aconteça é preciso que haja critério na definição do objetivo e na escolha do conteúdo que vai ser passado. Se a finalidade é ajudar o time de vendas a melhorar seus resultados, o profissional que vai se dispor a levar seu conhecimento para dentro da empresa, precisa saber adequar o seu conteúdo a essa necessidade”, comenta Roberto.
As palestras personalizadas, como oferta de conteúdo sob demanda, são eventos preparados especialmente para cada empresa, podendo ainda ser segmentado para cada equipe que faz parte dela, de acordo com a sua necessidade no momento. Entre os principais temas, Roberto destaca que vendas é um dos mais requisitados. Além de estar dentro dos negócios, treinamentos via web com ações de interação do time fazem parte da agenda do especialista.
“É grande a necessidade de atualização de conhecimento e busca por preparo para melhorar o atendimento ao cliente que está cada vez mais exigente e exposto a inúmeras opções. Além disso, as empresas estão sempre querendo se tornar mais competitivas e aumentar seu market share, e a capacitação dos times que as compõem faz parte do caminho para conquistar isso”, afirma.
Quem trabalha com vendas também quer se destacar para além da meta que precisa ser batida, principalmente quando envolve comissão. Para aqueles que veem na profissão de vendedor um futuro desejado, as palestras e demais eventos de capacitação também são grandes oportunidades oferecidas pelas empresas para obter crescimento profissional.
Seja com foco em vendas, liderança, planejamento, na modalidade presencial ou on-line, as palestras são formatos de eventos que ajudam os gestores a melhorar o desenvolvimento de suas equipes. De modo geral, o investimento em capacitação é uma aposta certa para qualquer empresa, garante o especialista.
Sobre o especialista – Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.