Fabrício Silva, fundador e CEO da Predict AI
“A Predict AI foi criada em 2022 para combater as arboviroses. É uma startup de soluções inovadoras baseadas em Inteligência Artificial e Predição. Aqui no Brasil os números maiores de arboviroses são de casos de Dengue, Zika e Chikungunha. Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um aumento significativo desses casos. Só no ano passado foram afetadas 6,6 milhões de pessoas, sendo registradas 6 milhões de mortes, um número expressivo. Agora este ano os casos têm diminuído, mas o combate tem que ser constante ainda.
A Predict surgiu para ajudar direto no combate aos mosquitos causadores das arboviroses, para evitar contaminações, alastramentos dos casos e mortes. Nossa atuação no momento é mais forte em todo o Estado de Goiás. Criamos um modelo de IA que detecta em cada cidade goiana os focos de mosquitos. Com o uso de imagens, dados e estatísticas sobre o comportamento local do clima, podemos prever o crescimento de cada foco, a sua propagação e propor medidas para conter essa contaminação, em termos de recursos humanos, de médicos e corpo técnico, além de instalações médicas e medicamentos necessários.
Já alcançamos um nível de acerto de todo o nosso trabalho de 65%. No momento buscamos um acerto de 80%. Esperamos autorização do Ministério da Saúde para também atuar em outras regiões do país, além de Goiás. As regiões mais sujeitas ao desenvolvimento de arbovírus são as de clima quente e úmido ao mesmo tempo, o que abrange boa parte do território brasileiro.
Com a nossa especialidade, como uso de recursos de IA, queremos contribuir para evitar casos de arboviroses, evitar mortes e garantir a saúde em todo o país”.