Fintech inova e controla as despesas corporativas por IA

A ACG | PagCorp incorporou a inteligência artificial para análise automatizada de gastos e lançou seu cartão de benefícios flexíveis. A empresa gerenciou R$ 12 bilhões em transações só no ano passado com clientes dos mais diversos portes e segmentos

Independentemente do segmento ou tamanho, toda empresa enfrenta o desafio de gerir gastos corporativos como almoços, deslocamentos, viagens, envio de brindes, compras de materiais de escritório e até o pagamento de campanhas em plataformas de anúncios online e comissões e bonificações. Mas o dilema aumenta quando o colaborador paga as despesas com dinheiro do próprio bolso. Isso porque a equipe financeira vai precisar analisar, manualmente, todas as notinhas fiscais, classificar a despesa e verificar se estão dentro da política da empresa para fazer o reembolso. Um processo lento, custoso e sujeito a falhas e fraudes.

Segundo dados da PwC, 76% das empresas ainda não utilizam software para gestão de despesas. Não por acaso, 60% das PMEs no Brasil enfrentam dificuldades financeiras devido ao gerenciamento inadequado de gastos (Sebrae). Além disso, 51% das organizações em todo o mundo foram vítimas de fraudes ao longo de dois anos, segundo o relatório “Global Economic Crime and Fraud Survey” da PwC. Já o estudo “2024 Report to the Nations”, realizado pela ACFE (Association of Certified Fraud Examiners), analisou mais de 1.900 casos reais de fraudes corporativas em 138 países, revelando que as empresas perdem, em média, 5% do faturamento anual devido a fraudes internas – um prejuízo estimado em mais de US$ 5 trilhões globalmente. Desse total, até 21% estão ligadas ao reembolso de despesas corporativas.

Inovando neste mercado, a ACG | PagCorp, fintech de gestão de despesas corporativas, passou de um volume transacionado de R$ 1,7 bilhão em 2021 para R$ 12 bilhões em 2024. Sua principal solução é o PagCorp, sistema e aplicativo integrados à cartões Mastercard ilimitados (aceito em mais de 18 milhões de estabelecimentos no Brasil e 90 milhões no mundo), proporcionando maior controle e transparência na gestão das despesas corporativas.

VISÃO COMPLETA

O PagCorp possibilita o controle integral dos valores disponibilizados e a movimentação de todos os cartões utilizados pelos colaboradores, o que garante uma visão completa e ágil dos gastos e a gestão dos cartões sem burocracia. Esse modelo de gerenciamento de gastos elimina também o uso de dinheiro da pessoa física, ou seja, do funcionário e, consequentemente, a necessidade de reembolsos e risco de confusão entre contas pessoais e empresariais.

“Outra vantagem da nossa solução é que ela consegue replicar a árvore de hierarquia das empresas no uso dos cartões, o que dá autonomia aos colaboradores e segurança aos gestores. Com isso,  o PagCorp incorpora agilidade, eficiência e inteligência às empresas, pois leva inovação para a gestão de despesas corporativas e elimina aquela montanha de notinhas”, destaca Liliane Josua Czarny, sócia e co-CEO da ACG |PagCorp ( foto em destaque). A executiva explica também que é possível configurar os cartões para seguir a política de gastos da empresa, com limites preestabelecidos, tipo de despesas permitidas e até horários para utilização.

Para entender melhor o cenário nesta área, o PagCorp realizou, recentemente, um estudo de sua base de dados para identificar o padrão de comportamento dos gastos corporativos das empresas no Brasil. A análise das despesas de seus mais de 5 mil clientes ativos revelou que a maior parte dos gastos com cartão corporativo refere-se a pagamentos de despesas relacionadas à automotivos (16,72%) e anúncios digitais (15,25%), seguidos por alimentos/ bebidas (10,81%) e restaurantes/lanchonetes (10,23%); completam o top 5 os serviços financeiros (11,59) e as despesas com viagens (4,81%).

INOVAÇÕES

No primeiro semestre de 2025, o PagCorp avançou em duas importantes frentes: incorporou Inteligência Artificial (IA) para análise automatizada dos gastos e lançou o seu cartão de benefícios flexíveis, uma demanda crescente para os colaboradores e um diferencial estratégico na gestão de pessoas e retenção de talentos.

Batizada de Bob, em homenagem ao fundador da companhia, Roberto Josua – que participou diretamente da idealização do projeto –, a IA é capaz de ler e interpretar automaticamente os recibos e as notas fiscais enviadas pelos colaboradores. Em poucos minutos, o sistema cruza as informações declaradas com os dados reais do documento, identifica inconsistências, classifica a despesa por categoria e sinaliza itens fora da política da empresa, como o consumo de bebidas alcoólicas. Além de acelerar o processo, a IA aumenta a assertividade da análise e reduz o tempo gasto com validações manuais.

MAIOR AUTONOMIA

O PagCorp Benefícios permite que as empresas ofereçam aos colaboradores, em um único cartão, até 12 categorias diferentes de benefícios, incluindo alimentação, refeição, mobilidade, educação, home office, cultura, saúde e bem-estar, entre outras.

Além disso, oferece a facilidade de utilização de pagamento por carteira digital. O colaborador escolhe onde e como vai utilizar seu saldo, em lojas físicas ou online, de acordo com suas necessidades e as categorias definidas pela empresa, que estabelece os valores e as regras de uso, atendendo o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).  O cartão também oferece segurança jurídica, autonomia e facilidade de gestão pelo RH.

PLANOS FUTUROS

Criado há 10 anos por Roberto Josua, empreendedor com vasto histórico no mercado de cartões, o PagCorp surgiu inicialmente como um cartão pré-pago white label para clientes do varejo. A mudança para cartão corporativo garantido com mecanismos de gestão veio após demanda de um cliente, o que posicionou o PagCorp como pioneiro no segmento, sendo utilizado até por outras instituições financeiras. Há 5 anos, a empresa entrou em processo de sucessão familiar e atualmente está sob o comando das filhas Liliane Josua e Adriana Katalan, que atuam como co-CEos, ao lado do irmão Dan Josua, diretor de Inovação.

“Para este ano, temos previsto o lançamento de outras modalidades de benefícios em nosso cartão, bem como outras funcionalidades para empresas. Nossa meta é, começando pela área de pagamentos corporativos, desenvolver nos próximos anos um ecossistema digital inteligente, flexível e fácil de usar para agregar de forma constante inovação e tecnologia às empresas. Estamos sempre atentos para pensar o futuro e prontos para dar o próximo passo”, conclui Liliane.

A ACG

A ACG Instituição de Pagamento atua no mercado de contas de pagamento e cartões corporativos há 15 anos e atende, atualmente, mais de 5.000 empresas de pequeno, médio e grande portes dos mais diversos setores da economia.
A empresa é uma Instituição de Pagamentos (IP) autorizada e regulada pelo Banco Central do Brasil nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e emissora de instrumentos de pagamento pós-pago. Sua principal solução é o PagCorp, sistema inovador e completo de gestão de despesas corporativas integrado com cartões Mastercard, proporcionando uma gestão financeira completa e eficiente que empodera equipes e simplifica processos.

Facebook
Twitter
LinkedIn